Importância da política

Os deputados estudantes participaram nesta segunda-feira (16/5), da terceira sessão ordinária do Parlamento Jovem, projeto da Escola do Legislativo Ramez Tebet da Assembleia Legislativa. Antes da sessão, eles participaram da palestra Política e Ato Político, ministrada pelo coordenador da Escola do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Ben Hur Ferreira, que também é professor na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no curso de Direito. O palestrante destacou a importância da política, falou que a política exige motivação e que é um grande líder aquele que sabe motivar.

“Eu destaquei na palestra que o político tem que ter liderança, sensibilidade, valores e tolerância. Enfim a política é uma área apaixonante e pelo brilho que eu vi no olhar destes jovens, eu acredito no Brasil, porque eu vi gente jovem, vibrando e querendo aprender e isso é muito bom, significa que há um terreno fértil. Tomara que a gente que é adulto possa corresponder ao sonho dessa juventude, creio ser nosso papel não decepcioná-los e nunca ser pessimista, temos que ser críticos mas manter sempre o otimismo”, ressaltou Bem Hur.

O deputado estudante Waldomiro Rodrigues dos Santos apresentou duas indicações e a deputada estudante Jéssica Gomes Aquino usou a tribuna nas explicações pessoais para alertar que os terminas Moreninhas e Aero Rancho estão funcionando como ponto de ônibus. “A falta de funcionários no fim de semana está prejudicando os usuários dos terminais do Moreninhas e Aero Rancho, porque estamos pagando dois passes e não um como deveria se estivesse funcionando como terminal e não como ponto de ônibus”, advertiu Jéssica.

A próxima sessão ordinária dos deputados estudantes está marcada para o dia 20 de junho, a partir das 14h, no Plenário Deputado Júlio Maia da Casa de Leis. Projeto – O Parlamento Jovem foi criado em 2005 e visa a conscientização política dos alunos de Ensino Médio. O projeto concede passe de ônibus ida e volta para incentivar a participação dos estudantes. Ao todo, 16 deputados estudantes foram eleitos em 2015 e empossados em 22 de fevereiro de 2016. Todos são alunos do Ensino Médio e passaram por um treinamento antes de serem diplomados. Esta edição contou com a participação de 11 escolas, sendo duas particulares e nove da Rede Estadual de Ensino.