MPF vê fraude e manda Prefeitura suspender licitação de R$ 11 milhões
Executivo alega que não há irregularidades
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Executivo alega que não há irregularidades
O MPF (Ministério Público Federal) recomendou à Prefeitura de Campo Grande que suspenda contratação de transporte escolar disponível à zona rural da cidade por suspeita de fraude no processo licitatório. A contratação no valor de R$ 11 milhões foi feita em 2015 com 14 empresas vencedoras para atender 2.200 alunos.
Segundo investigação do órgão, pelo menos um delas usou certidões falsas da Sefaz-MS (Secretaria de Estado e Fazenda do Mato Grosso do Sul). Tudo para conseguir resultado positivo na disputa. A recomendação é para que haja suspensão imediata com retorno somente quando o caso for resolvido.
Além disso, o Executivo terá de investigar a possível participação de agentes públicos nas irregularidades, responsabilizando-os por virtuais irregularidades. O prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP), bem como os secretário de Administração e Educação, Ricardo Ballock e Leila Machado respectivamente, têm 10 dias após notificação para respaldar o MP e listar as providências a serem tomadas.
Caso contrário abre brecha para que a questão seja resolvida por meio da Justiça. Os documentos fraudados podem ter saído também da PFN (Procuradoria da Fazenda Nacional). A investigação aponta ainda que as empresas venceram no total 20 itens da licitação, o que significa que seriam responsáveis pelo atendimento de 20 linhas de transporte escolar.
A informação da Prefeitura é de que a comissão de licitação ao MPF com documentação para provar que não há ilicitude. A falsificação e uso de documento falso é crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 2 a 6 anos e multa. Já a apresentação das certidões negativas de débitos fiscais e trabalhistas são imprescindíveis para a habilitação dos interessados em qualquer licitação pública.
Notícias mais lidas agora
- TCE-MS vai inspecionar obras de Patrola em estradas no Pantanal de MS
- ‘Brasil vive uma epidemia de processos judiciais’, diz Barroso durante evento em Campo Grande
- ‘Querem tirar o pouco lazer do trabalhador’: público repudia operação que fechou bares da 14
- VÍDEO: Seringueira centenária cai, atinge 5 carros, duas casas e interdita rua
Últimas Notícias
VÍDEO: Soraya Thronicke e Ciro Nogueira discutem em CPI das Bets
Senadora de MS pediu respeito para o parlamentar após a discussão
Mãe de suspeito perseguido pela polícia ameaçou militares e acabou presa com vizinho que deu apoio à fuga
Autor perseguido por policiais e até helicópter,o foi condenado há poucos dias por falsificação de documento quando vendeu RG’s falsificados
Incêndio se alastrou em ‘menos de um minuto’ em carro de autoescola no interior de MS
Ainda não sabem a causa do incêndio
Flamengo, Fluminense e Palmeiras serão cabeças de chave no Mundial de Clubes
Fifa definiu os potes para o sorteio dos grupos do Mundial, que acontecerá nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.