Pular para o conteúdo
Política

Mais de 50% das prefeituras de MS vão receber menos ICMS em 2017

Municípios tem um mês para recorrer de índices
Arquivo -
Não pagamento de ICMS terá multa de 100%
Não pagamento de ICMS terá multa de 100%. Foto: Arquivo

Municípios tem um mês para recorrer de índices

Das 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul, 44 terão direito a uma parcela menor do índice de repasses de  (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a ser feito pelo governo estadual em 2017.

Segundo a (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o índice provisório de distribuição do imposto foi divulgado pela Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) na semana passada, e deu um mês para que as prefeituras recorram e tentem números mais satisfatórios.

“Para piorar a situação, a maioria das prefeituras terá menos recursos no ano que vem caso não haja mudanças nos índices provisórios divulgados pela Secretaria de Fazenda”, disse o presidente em exercício da Assomasul, Antônio Ângelo, o Toninho da Cofapi (DEM), de Inocência, uma das cidades que será atingida pela mudança.

Para o democrata, a principal reclamação dos prefeitos no atual momento, que classificam de ‘estagnação econômica do país’, é a queda de arrecadação das prefeituras e a redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), índice repasse pela União aos municípios.

Toninho também critica a atual política tributária do país, e culpa o Governo Federal de não estar cumprindo com repasse de convênios de programas sociais, aumentando a contrapartida das prefeituras e inviabilizando gestões.

Segundo a Associação, o município de Japorã foi o mais afetado com a redução do ICMS. O índice atual é 0,2935, contra 0,1815 previsto para 2017, o que representa uma diferença  de menos 0,1120, ou menos 38,16%.

Pelo menos 25% do que o Estado arrecada com o ICMS repasse aos municípios, sendo que para distribuição deste percentual, a Sefaz leva em conta o chamado Valor Adicionado (75%, que é o índice corresponde às saídas, deduzidas as entradas ocorridas no território de cada município, durante o ano civil), receita própria (3%), extensão territorial (5%), número de eleitores (5%), ICMS ecológico (5%) e um percentual igualitário entre as cidades (7%).

Entre os que perdem recursos, Aral Moreira ficou na 44ª posição, cujo índice atual é 0,6991 e o previsto para o próximo exercício financeiro é 0,6971, uma diferente de menos 0,0020, ou menos 0,29%.

Por ordem entre os que mais perderam recursos estão os municípios de Japorã (1º lugar), Paranhos, Água Clara, Glória de Dourados, Corumbá, Coronel Sapucaia, , Vicentina, Naviraí, Ivinhema, Ribas do Rio Pardo, , Mundo Novo, Angélica, Brasilândia, Fátima do Sul, Tacuru, Rio Brilhante, Bodoquena, Sete Quedas, Figueirão, Eldorado, Dourados, Aparecida do Taboado, Novo Horizonte do Sul, Deodápolis, Aquidauana, Anaurilândia, Itaporã, Coxim, Anastácio, Jaraguari, Paranaíba, Juti, Selvíria, Douradina, Dois Irmãos do Buriti, Inocência, Ladário, Terenos, Itaquiraí, Iguatemi, Sidrolândia e Aral Moreira (44º lugar). 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira