Fórum quer que Governo mostre lista de sindicatos que aceitaram abono
Governo diz 80% das 47 categorias aceitaram abono
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Governo diz 80% das 47 categorias aceitaram abono
Apesar do Governo do Estado pontuar que já acertou negociação com cerca de 80% dos sindicatos que representam os servidores estaduais, e afirma que continua aberto à negociação salarial com as categorias que ainda não aceitaram a proposta de reajuste salarial, o Fórum dos Servidores, entidade que afirma representar 45 mil funcionários da administração estadual, negou esse índice e desafiou o governo a dizer quem são as categorias.
O coordenador do Fórum de Servidores de Mato Grosso do Sul e presidente da ABCSS-MS (Associação Beneficente de dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais Oriundos do Quadro de Sargentos), Thiago Mônaco marques, diz que os servidores público em geral receberam a notícia com muita tristeza.
“Nós sentimos enganados por um Governo que em 2014 disse que valorizaria o servidor publico e que proporia um diálogo, o que a gente vê é um monologo. A gente vê essa mensagem como forma de intimidação. Querem instituir a ditadura”, critica.
E desafia: “Queremos ver o Governo mostrar quem são os sindicatos que aceitaram. O único que eles estão tratando como filho são os professores, e os demais? Quem são os sindicatos que aceitaram o duzentão (diz sobre o abono proposto pelo Governo).
Já o presidente da ACS (Associação de Cabos e Soldados), Edmar Soares da Silva, defende e diz que sempre buscou negociar com responsabilidade e as portas estão abertas. “A matéria não é em relação às atitudes aos cabos e soldados. A Polícia Militar tem tem situação diferenciada. O Governo fez proposta que melhorasse o salário para cabos e soldados. Chegou a final a 13,13% para soldado e cabo 10,5%. Pedimos que mesmo valores concedidos a cabos e soldados sejam concedidos a sargentos e subtenentes”, diz.
Sem citar os sindicatos, a assessoria de imprensa do Governo do Estado disse que ao todo os servidores são representados por 47 categorias, e que destas 80% acordaram com o governo o abano de R$ 200. “Significa ganho real para 70% dos servidores, acima da inflação. Neste percentual estão os professores”, explica a assessoria.
Veja a nota na íntegra emitida pelo Governo do Estado de MS
O Governo do Estado continua aberto à negociação com as categorias que ainda não aceitaram a proposta de reajuste salarial. Nos próximos dias serão realizadas novas reuniões com seus dirigentes sindicais, uma nova rodada de diálogo a partir da qual o Governo confia que se chegará ao entendimento.
Durante as negociações, o Governo foi transparente com as lideranças sindicais, demonstrando que apesar da grave crise econômica que estamos passando, fez enorme esforço para manter o equilíbrio das contas, pagar suas obrigações em dia e manter funcionando bem serviços públicos como saúde, segurança e educação.
Sempre valorizando os servidores estaduais, dialoga com as categorias e chegou a um acordo com praticamente todas elas. E assim garantiu, mesmo na crise, um aumento acima da inflação para mais de 70% dos funcionários. Além disso, assegurou uma série de melhorias para diversas carreiras.
Infelizmente, alguns sindicatos isolados preferiram o caminho da radicalização. O Governo lamenta essa atitude e continua aberto ao diálogo. Entretanto, diante da intransigência de algumas corporações, o Governo do Estado continuará firme no compromisso de defender os interesses de toda a população.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.