Vão para Batayporã

Na tarde desta terça-feira (3) a Assembleia Legislativa recebeu a visita de cortesia do embaixador da República Tcheca no Brasil, Jiri Havlík, da cônsul-geral de São Paulo, Pavla Havrilíková e do cônsul-honorário da República Tcheca em Mato Grosso do Sul, Evandro Trachta, com o objetivo de estreitar as relações com o Legislativo.

Os representantes do país europeu estão de passagem em Campo Grande rumo à Batayporã, município a Sudeste de Mato Grosso do Sul, que vai sediar a partir desta quarta-feira (4/5) um Consulado Honorário da República Tcheca. “Batayporã foi escolhida por ser uma cidade fundada por imigrantes tchecos e que seus descendentes mantêm as tradições culturais. Estimamos cerca de 300 a 350 pessoas descendentes em Mato Grosso do Sul”, explicou Evandro, o novo cônsul-honorário que assume o posto na solenidade de amanhã, que ocorre na sede do Consulado – Rua Jair Abranches Mella, 1079, Batayporã.

Os visitantes foram recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB) e pelos deputados Zé Teixeira (DEM) e Professor Rinaldo (PSDB), que entregaram de presente peças do artesanato sul-mato-grossense e uma enciclopédia sobre as águas do Estado.

“Que esse encontro fomente ainda mais as relações econômicas e culturais do nosso Estado com a República Tcheca”, finalizou o presidente. Também acompanhou a visita a ex-deputada Dione Hashioka, atual assessora da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica.