Fabiano Silveira aparece em gravações sobre a Lava Jato

O chefe da Controladoria Regional da União no Estado de Mato Grosso do Sul, José Paulo Julieti Barbiere, entregou seu cargo nesta segunda-feira (30), em protesto contra a permanência de Fabiano Silveira à frente do Ministério da Transparência Fiscalização e Controle. O ministro apareceu em conversa gravada fazendo críticas à Operação Lava Jato, que investiga irregularidades na Petrobras.

Barbiere une-se à 22 lideranças de sessões estaduais, que também entregaram o cargo hoje, segundo diretor do Unacom/MS (Sindicato de Analistas e Técnicos de Controle de Mato Grosso do Sul), Linson Saldanha. Os servidores do ministério dizem que não reconhecem a legitimidade de Silveira para permanecer no cargo após aparecer em gravações criticando a Operação Lava Jato.

Além dos chefes regionais, o diretor do sindicato informou que aproximadamente 200 ocupantes de cargos de direção e assessoramento superior também anunciaram a entrega de seus cargos. Linson explica que todos são funcionários de carreira e que o cargo de chefia, nestes casos, ficam à disposição do Ministério.

“Fizeram a entrega dos cargos em protesto à permanência do ministro no cargo. Fica a critério do Ministério acatar o desligamento ou nomear outros servidores para o cargo. Mas todos são servidores de carreira, desta forma, voltam a exercer a função anterior ao cargo de chefia”, explicou o Linson.

O Jornal Midiamax tentou contato com Barbiere, mas segundo assessoria, ele ainda não irá se pronunciar sobre o caso. Segundo Linson, o Unacom/MS organiza alguns protestos em frente a sede da CGU, em , assim como ocorre hoje em Brasília, mas por enquanto só há previsão de anexar alguns cartazes. “Caso não acatem as reivindicações da categoria, há possibilidade de outras manifestações e até greve, se assim ficar acordado em assembleias regionais, e for determinado pela Nacional do sindicato”, completou.Em protesto contra ministro, chefe da CGU em MS entrega cargo

Além de cobrar a exoneração imediata de Fabiano Silveira, o sindicato também pede a revogação da medida provisória assinada pelo presidente interino Michel Temer que criou o Ministério da Transparência, alterando a estrutura da CGU. Outro ponto reivindicado pelos sindicalistas é a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 45/2009) que dá “soberania” à CGU para investigar e apresentar laudos.

Fim da CGU

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) vai realizar, na próxima quinta-feira (2), uma audiência pública para ouvir o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira. Ele deve prestar esclarecimentos sobre o fim da Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Medida Provisória (MP) 726/2016, que transferiu as competências do órgão para o recém-criado Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

O autor do requerimento, senador Randolfe Rodrigues, justificou o pedido de audiência pela preocupação que a extinção da CGU vem causando na sociedade quanto à autonomia de fiscalização dos atos do Poder Executivo.