Derrubada 2ª liminar que suspendia posse de Lula como ministro da Casa Civil
Decisão é do TRF do Rio Janeiro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Decisão é do TRF do Rio Janeiro
A segunda liminar que suspendia nomeação do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Casa Civil foi derrubada no início da tarde desta sexta-feira (18) pelo TRF (Tribunal Regional Federal) do Rio de Janeiro. Ao que tudo indica, como não há terceira decisão o que o impeça de assumir posto de ministro, ele deve enfim exercer o cargo ao qual tomou posse nesta quinta-feira (17) minutos antes de haver a suspensão. Ainda não houve confirmação oficial por parte do governo.
De acordo com informações da AGU (Advocacia Geral da União) mais de 50 ações com este mesmo objetivo foram ingressadas em todo Brasil. Mais 13 foram impetradas no STF (Supremo Tribunal Federal). O TRF deferiu duas das solicitações, sendo que na noite de ontem a primeira ‘caiu’.
Agora a segunda liminar foi cassada pelo vice-presidente do TRF2, Reis Friede, por entender que a juíza da 6ª Vara federal do Rio, Regina Coeli Formisano, “não tinha competência para impedir a posse, sendo que a nomeação de ministro trata de um ato da Presidência, que deve ser apreciado pelo Supremo Tribunal Federal”.
Ele ressaltou, ainda, não caber ao Judiciário se envolver em considerações de caráter político, já que deve se basear correta aplicação das leis e da Constituição.
“Não se pode olvidar, principalmente em um momento de clamor social como o que vivemos, que os atos administrativos gozam de presunção de legalidade, veracidade e legitimidade, a qual somente pode ser afastada mediante prova cabal, constante nos autos, acerca de sua nulidade”, ressaltou. O vice-presidente completou alegando que a liminar poderia acarretar grave lesão à ordem e à economia públicas, “tendo em vista o risco de agravamento da crise político-social que a nação atravessa”. (Com informações da Folha de São Paulo).
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.