Ex-presidente e ministro se encontraram com senadores

Na última quarta-feira (27), o grupo de senadores que apresentou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que anteciparia as eleições presidenciais se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro-chefe do Gabinete da Presidência, Jaques Wagner (PT).

A reunião contou com a presença dos senadores João Capiberibe (PSB-AP), Lídice da Mata (PSB-BA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Otto Alencar (PSD-BA), Jorge Viana (PT-AC), Wellington Fagundes (PR-MT), Paulo Paim (PT-RS) e Telmário Mota (PDT-RR).

De acordo com a senadora Lídice da Mata, Lula teria sido ‘simpático’, mas não demonstrou apoiar a medida. Já João Capiberibe considera possível a adesão do ex-presidente. “Lula nos recebeu muito bem e mostrou simpatia pela proposta”, disse o senador.

Randolfe Rodrigues é otimista quanto ao apoio do PT à ideia. “Lula sugeriu, ainda, que escrevêssemos uma carta, assinada por diferentes senadores, e enviássemos à presidente, pedindo que ela apoie a PEC, que já está em tramitação, ou envie ao Congresso a sua própria proposta de novas eleições”, afirma.

Lula e as novas eleições

Depois de ser apontado como favorito para pesquisas eleitorais, Lula teria passado a considerar a hipótese de novas eleições, aproveitando o eventual processo para lançar sua própria candidatura. O tema tem dividido o PT, que não tem se pronunciado oficialmente sobre o caso. O partido ainda aguarda a votação do processo de impeachment no Senado para tomar uma posição.