Rose Modesto fez quase 170 mil

Com 241.876 mil votos, 58,77%, o deputado estadual Marquinhos Trad (PSD) venceu o da eleição para Prefeitura de . A vice-governadora Rose Modesto (PSDB) teve 169.660 mil votos da preferência do eleitor ficando com 41,23%. A diferença entre eles ficou em 72.216 mil. Nulos e brancos somaram 50.771 e as abstenções 132.865.

A apuração dos votos durou quase uma hora os candidatos ainda não passaram pelo TRE-MS (Tribunal Regional de ). Eles acompanharam a contagem ao lado da família. Marquinhos se manteve na frente durante todo o tempo. No Facebook ele postou vídeo logo após a confirmação do resultado e agradeceu à população.

Pesquisa feita pelo Instituto DATAmax e divulgada nesse sábado (29) mostrou que Marquinhos teria 58,9% dos votos válidos, contra 41,1% da candidata Rose Modesto, com precisão quase exata dos índices.

Biografia – Filho do finado deputado federal Nelson Trad, Marquinhos é casado, tem quatro filhas e 52 anos. Formado em direito pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), ele foi conselheiro estadual da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) e atualmente é presidente da comissão de ética.

Em 2004 Marquinhos deu início à carreira política como vereador, mas permaneceu na Câmara Municipal por somente dois anos. Isso porque em 2006 se candidatou a deputado estadual e foi eleito, assim como em 2010 e 2014.

No entanto, ele atua na Assembleia Legislativa desde a década de 1980 quando foi assessor jurídico de seu pai, fato que foi alvo de polêmica durante a campanha eleitoral na qual os adversários alegaram que Marquinhos era funcionário fantasma, pois trabalhava na Casa de Leis quando ainda cursava direito na capital carioca.

Conforme o parlamentar, ele adiantou as matérias do último semestre para poder retornar a Campo Grande. O fato acarretou pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar se há casos de funcionários fantasmas no Legislativo.

Durante a campanha os adversários também usaram investigações nas quais o Nelsinho Trad (PTB) está envolvido para atacar Marquinhos. No segundo turno, quando recebeu apoio oficial do prefeito Alcides Bernal (PP), derrotado no primeiro turno, o deputado firmou acordo no qual um dos compromissos é o de não empregar ‘fichas sujas’. Tanto ele quando Nelsinho e Fábio Trad eram do PMDB, partido que deixaram quase simultaneamente.

Bens – Em 2014, quando foi reeleito deputado estadual, Marquinhos declarou R$ 1,2 milhão e neste pleito apresentou R$ 1,4 milhão à Justiça Eleitoral.