Câmara não deve punir vereador após ofensa e mentira contra idosa de 87 anos
Ele pediu para retirar fala de ata e Câmara acatou
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ele pediu para retirar fala de ata e Câmara acatou
O vereador Roberto Durães (PSC), que se retratou publicamente após ofender a mãe do prefeito Alcides Bernal (PP) durante uma sessão da Câmara Municipal, não corre mais risco de ter seu mandato cassado. A seu pedido, as falas foram retiradas da pauta, e com pedidos de desculpas oficial, “é como se não tivessem sido ditas, ou seja, cessa medidas ritualísticas que poderiam ser tomadas pela Casa”, conforme explicou o presidente da Câmara, vereador João Rocha (PSDB).
Durães usou a tribuna no início da sessão desta quinta-feira (5), para se retratar e pedir que seja retirado de pauta o discurso dele de terça-feira. Segundo o parlamentar, o momento da fala ‘infeliz’, ele se referia às ‘batidas’ de Bernal Câmara, e disse que jamais teve a intenção de ofender a senhora mãe do prefeito.
Após isso, João Rocha teve uma conversa particular com o parlamentar. No diálogo, Durães reafirmou que estava arrependido. “Ele confirmou que agiu no calor do momento, na emoção e pediu desculpas publicamente. Retiramos da pauta do dia as falas dele e, pelo menos dentro da Casa de Leis, não há ações punitivas a serem tomadas”, explicou o presidente.
Como referência, o parlamentar citou exageros cometidos por Paulo Pedra, enquanto vereador. “Ele chegou a dizer que o prefeito deveria vir de joelhos à câmara, quando falava que tinha dinheiro em caixa para pagar professores . Depois se retratava e o assunto era tirado da pauta da sessão”.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, Tâmara Sanches, explicou que há respaldo jurídico pela decisão da Câmara, já que Durães se retratou publicamente, porém isso o isenta apenas de responsabilidades dentro do regimento interno.”Não impede ações judiciais externas, ou outros tipos de processo”, apontou.
Confusão
Em contrapartida, outras medidas devem ser tomadas diante da confusão ocorrida na sessão de hoje. O presidente afirmou que utilizará todos recursos administrativos e jurídicos para que os excessos sejam punidos. Vale ressaltar, que um radialista foi agredido durante sessão, revidou e seu agressor acabou deixando a Casa com o nariz sangrando.
A sessão havia sido encerrada minutos antes. Segundo João Rocha, foi uma “decisão sábia, diante da invasão que aconteceu no local”. Servidores Municipais lotavam o plenário, quando um grupo com mais de cem pessoas, entraram no local em protesto, pedindo a cassação de Durães. Entre os integrantes, estavam secretárias e ex-funcionários de Bernal, como Ritva Vieira, Dharleng Campos e Paulo Pedra. Diante disso, houve trocas de ofensas enquanto o presidente do Sisem Marcos Tabosa discursava no plenário e a sessão acabou encerrada, contrariando a vontade da vereadora Luiza Ribeiro (PPS).
“Tudo que aconteceu aqui hoje foi registrado pelas câmeras de segurança. Temos ainda depoimentos e registros que serão encaminhados para o jurídico. Quem tiver cometido atitude digna de punição, será acionado. Seja servidor da Câmara, vereador, ou representas da equipe do prefeito”, completou o vereador.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Bodoquena recebe reconhecimento internacional como destino de turismo sustentável
A cidade integra o Programa DEL Turismo que visa promover o turismo sustentável
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.