Ex-presidente Lula acompanha despedida de Dilma

Após fazer pronunciamento oficial sobre seu processo de afastamento da Presidência na manhã de hoje (12), Dilma Rousseff (PT) saiu do Planalto sendo recebida por militantes do PT e representantes de movimentos sociais.

A multidão entoou gritos como “Dilma, guerreira da pátria brasileira” e “Globo golpista”, e uma equipe da Rede Globo chegou a ser agredida por manifestantes, e foi impedida de se aproximar da presidente que era cercada por apoiadores. 

Houve tumulto, com jornalistas chegando a cair. O ex-ministro Jaques Wagner estava presente e afirmou à Globo News que Dilma sai e “entra uma farsa”. Ele afirmou que “a luta pela democracia é para sempre” e que a presidente afastada “vai continuar lutando na Alvorada”.

Diferentemente do habitual vermelho, Dilma estava de branco. Ela havia afirmado que o processo é inconstitucional e voltou a chamá-lo de golpe. Após descer, Dilma tirou fotos com a multidão, majoritariamente vestida de vermelho e com cartazes de protesto contra o que consideram um golpe.

Ela falou aos manifestantes, na presença do ex-presidente Lula e de ex-ministros como o petista Aloizio Mercadante, que ocupava a pasta da Educação. Dilma afirmou que “chama o processo de golpe porque não há crime de responsabilidade”. 

(Sob supervisão de Ludyney Moura)