Expectativa é de aumento drástico de pessoas no local 

A votação do processo de impeachment contra a presidente Dilma Roussef reúne aproximadamente 500 pessoas em frente ao prédio do Ministério Público, nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Esta é a estimativa de representantes de movimentos sociais a favor do processo, enquanto a da Polícia Militar, aponta cerca de 350 manifestantes, ressaltando aumento drástico após o fim da votação.

De acordo o Coronel Santos Mello, responsável pela equipe da PM, desde o início da manifestação, não foi registrado nenhum incidente no local, mas é comum ocorrer grande aglomeração de pessoas no final dos manifestos. Segundo o militar, números oficiais só serão apresentados após o fim do evento.

Entre os manifestantes, além de integrantes de movimentos como “Chega de Impostos”, “Frente Brasil Popular” e “Reaja Brasil”, há um número significativo de famílias, inclusive com idosos e crianças. É o caso do aposentado Ricardo Gonzales, de 66 anos, que levou esposa, genro, filha e o neto, de apenas 3 anos, para acompanharem a votação no telão. “ Todos vieram pela mesma causa. Queremos um país melhor, mas é provável que nem todos fiquem até o final, até por uma questão de segurança”, disse.

Segundo Beto Gonçalves, integrante do movimento Chega de Impostos, o telão custou R$ 5 mil para ser montado no local e assim que terminar a votação, será desmontado. “Cumprimos com nosso objetivo de conscientizar as pessoas a serem mais ativas. Após isso, só queremos ir pra casa na certeza de que fizemos nossa parte”, disse.

A interdição na Avenida Afonso Pena aconteceu apenas entre a Rua Dona Ambosina e Avenida Ceará e segundo a Polícia Militar, poderia aumentar de acordo com o número de manifestantes, o que não aconteceu. A expectativa é liberar a via logo após o fim da votação.

Apesar da calmaria, a polícia permanece no local e se organiza para impedir problemas ao fim da manifestação. Em vários locais da cidade, foram colocadas TVs e telões para transmissão dos votos. Aos domingos já é comum a reunião de pessoas nos altos da avenida, por isso, a previsão indica número maior neste domingo.

Faltam pouco mais de 200 votos para o fim da votação.