Consta doação de R$ 1 mil em sua conta eleitoral

 

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou o primeiro balanço relativo ao envio à Justiça Eleitoral dos relatórios financeiros de campanha de partidos e candidatos. Em , dos 15 candidatos a prefeito, apenas Adalton Garcia (PRTB) já apresentou movimentação, mantendo trajetória de apresentação antecipada perante os demais candidatos.

Adalton realizou convenção no primeiro dia possível, assim como fez no registro de sua candidatura, de CNPJ e na abertura de conta bancária. Agora, conforme o primeiro balanço do TSE, ele também foi o primeiro a apresentar movimentação em sua conta eleitoral.Adalton Garcia é o primeiro a apresentar parcial de balanço financeiro ao TSE

Consta no registro, apenas uma doação de campanha para a conta, no valor de R$ 1 mil. A receita foi adquirida através de um depósito feito, em espécie, no dia 11 de agosto, porém o doador originário não foi cadastrado, constando apenas como recurso recebido. Também não há nenhum gasto registrado.

Os demais candidatos seguem com a movimentação financeira zerada.

Prazo

A Reforma Eleitoral prevê que esses relatórios sejam enviados a cada 72 horas, contadas a partir do recebimento da doação. As informações são de responsabilidade do prestador de contas, cabendo à Justiça Eleitoral somente divulgá-las.

De acordo com informações da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE – unidade responsável pela análise das contas partidárias -, até às 14h desta sexta-feira (19), candidatos às eleições municipais de 2016 enviaram o total de 3.721 arquivos. Já os partidos políticos enviaram 216 arquivos.

No site do TSE, é possível consultar informações sobre o financiamento das Eleições 2016, no campo intitulado Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. Esta página deverá ser atualizada diariamente pela assessoria de exame. Nela, podem ser consultadas informações como, por exemplo, a concentração de despesas e o ranking dos maiores doadores e fornecedores do prestador de contas.

Para ter acesso a divulgação de candidaturas e contas eleitorais, clique AQUI.