Primeira reunião está marcada já para esta sexta

Paulo Pedra (PDT), Thais Helena (PT), Eduardo Romero (PTdoB), Vanderlei Cabeludo (PMDB) e Airton Saraiva (DEM). Estes são os nomes que compõem a CPI das Contas Públicas, aberta na terça-feira (5) na Câmara Municipal de Campo Grande para investigar a situação financeira da Prefeitura.

A definição saiu no fim da manhã desta quinta-feira (7), após reunião entre os parlamentares, que interromperam a sessão ordinária para discutir a composição do colegiado. A primeira reunião da CPI, na qual espera-se que sejam definidas presidência e relatoria, está marcada para as 17 horas de hoje.

Inicialmente, vereadores da base e da oposição tentaram articular blocos parlamentares para garantir vaga na CPI. No entanto, a ideia não vingou e houve acordo.

Sendo assim, Chiquinho Telles (PSD) deixou a reunião afirmando que abriu mão de sua vaga para Paulo Pedra (PDT). Disse achar injusto o proponente da CPI ficar de fora da comissão.

Já o PMDB também abriu mão de uma das vagas a que tinha direito e indicou Saraiva. Os peemedebistas teriam como indicar dois nomes, já que são donos da maior bancada na Câmara, enquanto Chiquinho, que compõe grupo de três correligionários, também teria posto na CPI, já que foi o único de seu partido a assinar o pedido de abertura.

“Nossa renúncia (a uma vaga na CPI) dá a conotação de que a coisa está aberta”, comentou Edil. Ele é líder do prefeito, Gilmar Olarte (PP), na Câmara.

A CPI das Contas Públicas, como foi batizada, foi aberta para apurar a real situação financeira do Executivo. O requerimento de abertura expõe dúvida sobre os custos da folha de pagamento e redução na arrecadação do Município.