Pular para o conteúdo
Política

Semana na AL tem depoimento da CPI do Cimi e discussão sobre consórcio do governo

Partidos também indicam membros para CPI do Genocídio
Arquivo -

Partidos também indicam membros para CPI do Genocídio

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Cimi (Conselho Missionário Indigenista), aberta para investigar possíveis incitações a invasões de terras em Mato Grosso do Sul, vai ouvir o ex-deputado federal e ruralista Ricardo Bacha e sua esposa Jucimara Barbosa Bacha, na terça-feira (20).

Na semana passada, um sociólogo e um jornalista foram ouvidos nas primeiras oitivas da CPI. O grupo ainda vai ouvir o delegado da Polícia Federal, Alcídio de Souza Araújo, e o reitor da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Padre Ricardo Carlos.

Ricardo Bacha é proprietário da fazenda Buriti, região da área indígena Buriti, próximo de , onde ocorreram conflitos pela retomada de terras, que resultaram na morte de um indígena, em 2013. O delegado Alcídio de Souza participou da retomada, na ocasião, por isso será ouvido pelos deputados.

Ainda segundo os parlamentares, o reitor da UCDB será chamado, em razão do grupo que estuda os povos indígenas, o Neppi (Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas).

Nova CPI

Nesta semana, o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), confirmou a criação de uma nova CPI. Desta vez, o grupo vai investigar a omissão do Estado nos casos de violência contra os povos indígenas. A comissão vai apurar 15 anos de assassinatos de índios.

A comissão já foi instaurada oficialmente, agora, as bancadas do PMDB e o bloco, formado por partidos com menor representatividade na Casa de Leis, indicarem seus membros para o grupo. Até agora, o PT indicou o deputado João Grandão e o PSDB o deputado Profº Rinaldo Modesto.

Consórcio Interestadual

Antes de levar ao plenário para votação no segundo turno de discussão, o projeto que institui o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Central será discutido na segunda-feira (19). A proposta, elaborada por meio do Fórum dos Governadores do Brasil Central, já foi aprovada em primeira votação, que analisa a constitucionalidade da medida. O Consórcio prevê que os seis estados que formam o grupo concedam R$ 1,9 milhão para investir em ações conjuntas do estados que formam o Fórum.

Membro da Comissão de Finanças e Orçamento, onde a matéria tramita, o deputado estadual João Grandão (PT), propôs a reunião, para discutir a ‘instrumentalização, tanto técnica, quanto financeira’ do projeto. Ele ressalta que o projeto é ‘extremamente importante para a região’ e positivo, mas precisa ser discutido com as cooperativas, movimentos sociais e prefeituras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
youtuber constroi casa campo grande

‘Precisamos de pedreiro’: influencer volta dos EUA e demole casa de seguidora para construir outra

Copa Pantanal de Voleibol começa nesta quinta-feira em Campo Grande

inss

Com assinatura de parlamentares de MS, CPMI do INSS atinge número para instauração

Pacientes de Dourados com fibromialgia terão laboratório para atendimento no HU

Notícias mais lidas agora

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Simone foi assassinada a tiros dentro de casa por filho de amante que também foi preso em MS

Acusado de matar atual da ex-mulher a facadas no Noroeste é preso pela polícia

Últimas Notícias

Transparência

Licitação de R$ 2 milhões para serviços de manejo de árvores é homologada em Dourados

A Prefeitura de Dourados oficializou, por meio de termo publicado nesta quinta-feira (15), a adjudicação e homologação do Pregão Eletrônico n.º 001/2025, que trata da contratação de empresas para execução de serviços especializados em meio ambiente e tratamento de árvores históricas da cidade. Conforme o documento, foram vencedoras a Progaia Engenharia e Meio Ambiente Ltda., … Continued

Polícia

Idoso desaparecido é encontrado a 9 km do local onde foi visto pela última vez

Helio Pereira havia desparecido na última terça-feira (13)

Polícia

VÍDEO: Carreta que transportava minério fica destruída após pegar fogo em MS

Foram usados 1.500 litros de água para combater o fogo

Cotidiano

Produção de grãos deve alcançar recorde em 2025, aponta Conab

A safra de grãos no Brasil para o ciclo 2024/2025 deve alcançar 332,9 milhões de toneladas