Pular para o conteúdo
Política

Prisão de Delcídio fere a Constituição, argumenta defesa do senador petista

Líder do Governo é acusado de tentar atrapalhar investigações da Lavajato
Arquivo -

Líder do Governo é acusado de tentar atrapalhar investigações da Lavajato

Em uma nota de sete linhas, o advogado Maurício Silva Leite, que representa o senador , manifestou “incorformismo” com a decisão do STF (Superior Tribunal Federal) que permitiu a prisão do petista, nesta madrugada. No texto, ao advogado afirma que tem convicção de que o entendimento inicial será revisto, sob o argumento de que a decisão fere a Constituição Federal.

Delcídio foi preso acusado de tentar atrapalhar as investigações, ao oferecer rota de fuga e dinheiro ao ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, para que ele rejeitasse o acordo de delação premiada como parte da Operação Lavajato. Ele já prestou depoimento à Polícia Federal.

“Questiona-se o fato de que as imputações tenham partido de um delator já condenado, que há muito tempo vem tentando obter favores legais com o oferecimento de informações”, afirma Maurício Silva Leite.

Ainda de acordo com a nota, a defesa de Delcídio questiona, ainda, a imposição de prisão a um Senador da República “que sequer possui acusação formal contra si”.

“A Constituição Federal não autoriza prisão processual de detentor de mandato parlamentar e há de ser respeitada como esteio do Estado Democrático de Direito”, afirma o texto.

No site do STF, o ministro Teori Zavascki afirma que não haveria outra forma de se preservar a integridade das investigações que não fosse a decretação das prisões. Além de Delcídio, estão presos o advogado Edson Ribeiro, o banqueiro André Esteves, do Banco BTG Pactual, e o chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira.

Zavascki, ainda segundo o site do STF, relatou à 2ª Turma do Tribunal que as razões para as prisões estavam fundamentadas no artigo 312 do Código de Processo Penal (CPP) – como prova de existência de crime (materialidade) e indício suficiente de autoria – conforme justificou o Ministério Público nas ações.

Os autos relatam o esquema que envolveria o senador Delcídio do Amaral, seu assessor parlamentar Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o banqueiro André Esteves, com o objetivo de tentar dissuadir o ex-diretor Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de firmar acordo de colaboração premiada junto ao Ministério Público Federal nas investigações decorrentes da operação Lava-Jato.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Últimas Notícias

Política

Dourados terá 3 voos semanais para SP e venda de passagens começam amanhã, diz governador

A venda de passagens começam a partir deste sábado (10)

Trânsito

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

Algumas pessoas estavam próximas à margem no momento do ocorrido

Brasil

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Decidiu simplificar o uso dos recursos captados por meio desses papéis

Le Blog Maria Antonia

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

O lendário ex-Beatle Paul McCartney prepara um novo voo criativo com o filme de animação “High in the Clouds”, inspirado em seu próprio livro infantil de aventuras. A produção, que promete encantar públicos de todas as idades, contará com um elenco de vozes repleto de grandes nomes da música e do entretenimento. De acordo com … Continued