Prefeito do interior é cassado e cidade pode ter novas eleições em 2015

TSE derruba liminar que mantinha prefeito e vice de Douradina no cargo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

TSE derruba liminar que mantinha prefeito e vice de Douradina no cargo

O prefeito de Douradina, município distante 196 km da Capital, Darcy Freire (PDT), teve o mandato cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta quinta-feira (19). Ele e o vice, José Ailton Nunes (PSDB), devem deixar o cargo.

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) havia cassado o mandato dos dois em fevereiro de 2014, por acusações de compra de voto, chamada de ‘captação ilícita de sufrágio’.

De acordo com a denúncia, o voto era comprado em troca de combustível, repassado aos eleitores por meio de requisições assinadas pelo presidente da comissão de licitação do município e pelo secretário municipal de meio ambiente, pessoas ligadas a Darcy, que em 2012 tentava a reeleição.

O pedetista conseguiu permanecer no cargo por força de uma liminar, que acabou derrubada nesta quinta-feira, depois que a coligação adversária de Darcy entrou na justiça pedindo a cassação do mandato.

Quem assume interinamente é o presidente da Câmara de Douradina, que precisará consultar a Lei Orgânica do Município e o resultado das eleições, antes de definir pela convocação de novas eleições para o cargo de prefeito, ou pela posse do 2º colocado no pleito de 2012.

Darcy Freire foi procurado pela reportagem para comentar o assunto, mas não foi localizado até o fechamento da matéria. 

Conteúdos relacionados

Casa de Leis de Mato Grosso do Sul (Arquivo, Midiamax)
Câmara de vereadores