Ele é acusado de formar organização criminosa

Mato Grosso do Sul mais uma vez ganhou destaque nacional no cenário político. Depois da prisão do senador Delcídio do Amaral (PT), agora o deputado federal (PT) foi denunciado pela PGR( Procuradoria-Geral da República) em relação a . Ele é acusado de formar organização criminosa acerca da BR Distribuidora, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A solicitação é de que haja perda de mandato PGR denuncia Vander e pede perda de mandato devido a Lava Jato

O valor mencionado na denúncia é de R$ 1 milhão movimentado entre 2012 e 2014, além de envolver o ex-ministro Pedro Paulo Leoni Ramos, ligado ao senador Fernando Collor (PTB-AL), Ademar Chagas da Cruz, Fabiane Karina Miranda e Roseli da Cruz Loubet.

A Polícia Federal constatou que o sul-mato-grossense fez viagens no mesmo avião e destino do lobista Jorge Luz que é suspeito de pagar propina em contratos da Petrobras. Além disso, durante delação premiada, o doleiro Alberto Youssef contou montante foi entregue por pessoa ligada a Collor a suposto emissário de Vander em Campo Grande.

Ele seria o advogado Ademar Chagas da Cruz. A transição foi feita entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014. Em setembro ele já havia sido indiciado juntamente com o ex-líder do PT e do governo na Câmara dos Deputados na gestão do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Cândido Vaccarezza e o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR).

Fase ruim – Por conta Lava Jato e a pedido da PGR Delcídio do Amaral foi preso dia 25 de novembro acusado de tentar obstruir a investigação, após protagonizar gravação na qual ofertava ‘mesada' de R$ 50 mil para o filho de Nestor Cerveró, tudo para que o ex-diretor da Petrobras não citasse seu nome em delação premiada ou depoimento. O parlamentar também sugeriu rota de fuga para fora do Brasil. (Com informações do UOL).