Novo coordenador quer criar centro de monitoramento

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), deu posse nesta terça-feira (20) ao novo coordenador da Defesa Civil em Mato Grosso do Sul, Isaias Bitencourt. Na ocasião, o tucano falou da necessidade de investir na prevenção e não apenas no trabalho emergencial.

Azambuja lembrou que sempre há problemas emergenciais, mas citou, por exemplo, os casos de enchentes. Ele entende que é preciso fazer um trabalho preventivo para evitar que estas pessoas tenham que ser removidas todo ano. Ao final da posse, o governador pediu para o novo coordenador procurá-lo para fazer um balanço das deficiências e quais as prioridades na pasta.

O novo coordenador quer criar um centro de monitoramento para conseguir fornecer informações mais profundas a sociedade. Além disso, quer investir para os municípios tenham coordenadoria de Defesa Civil, para que o Estado possa fazer a função dele, de prestar auxílio.

A primeira meta é fazer justamente o levantamento de quais municípios têm Defesa Civil e melhorar a estrutura, para que eles tenham condições de resolver problemas emergenciais. Neste sentido, caberá ao Estado ter um estoque de materiais para atender os necessitados em casos de calamidade.