MPMS quer que Bernal retome repasse a lar que atende crianças com HIV
Prefeitura usou classificação errada para suspender repasse
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Prefeitura usou classificação errada para suspender repasse
A Prefeitura de Campo Grande tem 20 dias para reconhecer a Afrangel (Associação Franciscanas Angelinas), lar que cuida de crianças portadoras de HIV, como entidade de Assistência Social para que firme convênios junto à SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), segundo recomendação do MPE (Ministério Público Estadual). A unidade é a única do Mato Grosso do Sul que atende este tipo de caso.
Conforme o promotor de Justiça Gevair Ferreira Lima Júnior, “está equivocada a interpretação dada pela SAS ao dispositivo supracitado, pois é claro que a Resolução n°.191, do Conselho Nacional de Assistência Social quis sim restringir que fossem caracterizadas como entidades e organizações de assistência social as associações que visem somente ao benefício de seus associados, que dirigem suas atividades a público alvo restrito, categoria ou classe”.
Em janeiro deste ano o MPE já estava com trabalho semelhante. À época foi requisitado ao Executivo explicações sobre a diminuição no valor repassado chamado Lar das Crianças. A medida foi tomada a pedido da própria associação, já que devido as dificuldades o risco de fechamento assombrava o local.
No começo do ano 43 crianças e adolescentes eram assistidas pela entidade que tem capacidade para 100. Agora o MPE alega que a Afrangel “não se assemelha a uma entidade voltada para atendimento de seus associados, mas sim atende a um público de crianças que possuem uma condição especial, alheias ao quadro societário da entidade” e, por isso, deve haver retomada nos repasses.
Há recomendação voltada à associação solicitando atenção “aos requisitos legais a serem observados em prestação de contas de recursos de natureza pública, obedecendo às formalidades que exige a lei, e em caso de ausência de pessoal qualificado para tanto, que proceda a contratação ou busque voluntariado, mesmo que esporádico, para que a entidade não passe por dificuldades financeiras em razão de suspensão de repasses por parte do Poder Público devido à eventual irregularidade futura em prestação de contas”.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.