Marquinhos pode conseguir saída para deixar PMDB

A aprovada na Câmara Federal não agradou a maior parte da bancada de Mato Grosso do Sul por conta das poucas mudanças. Porém, um item a ser aprovado nos próximos dias deve agradar muitos parlamentares.

Por conta da reforma, deputados devem aprovar no Congresso uma janela de, aproximadamente, 20 dias, para que qualquer um troque de partido sem risco de perder o mandato.

A mudança deve mexer com o cenário em Mato Grosso do Sul. O deputado Marquinhos Trad (PMDB), por exemplo, deve ser um dos beneficiados com a janela. Ele quer sair do PMDB para disputar a Prefeitura de Campo Grande, mas teme perder o mandato. A janela o deixaria livre para escolher nova sigla, sem risco.

A possibilidade de troca de partido deve mexer e muito nas bancadas de vereador de Campo Grande. Isso porque os parlamentares vão encontrar uma saída para negociar melhor a reeleição, encontrando siglas que lhes facilitem o retorno.

Como deputados não mudaram o sistema eleitoral atual, permitindo coligações com vários partidos e levando em conta votos de legenda, os candidatos precisarão da soma de votos de todos para se elegerem. Neste caso, um arranjo bem-feito pode garantir mais facilidade para a eleição.

O vereador Chocolate (PP) é um exemplo deste benefício. Ele teve 2.508 votos na eleição, mas contou com a ajuda dos demais colegas de chapa, que lhe garantiram acesso. Já outros vereadores, como Magali Picarelli (PMDB) e Loester (PMDB), tiveram mais de 5.000 votos, mas não se elegeram.