Insegurança jurídica coloca fogo na relação entre Bernal e a Câmara
Ninguém confia em ninguém e clima é pesado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ninguém confia em ninguém e clima é pesado
O secretário de Governo, Paulo Pedra (PDT), esperava conquistar uma base de sustentação de pelo menos 20 vereadores quando Alcides Bernal (PP) retornou ao cargo. Porém, passados mais de 45 dias, Bernal está longe de ter uma base.
Dos 29 vereadores, apenas quatro dizem ser da base do prefeito: Betinho (PRB), Cazuza (PP), Luiza Ribeiro (PPS) e Eduardo Cury (PTdoB), que é obrigado a integrar a base porque é suplente e está no cargo graças a indicação de Pedra para o secretariado.
O clima entre Bernal e os vereadores já não era bom e ficou ainda pior depois da Operação Coffee Break, onde vereadores são investigados por suspeita de terem se vendido para cassá-lo. Por mais que tentem, vereadores e prefeitos não conseguem esquecer o processo, que pode custar o mandato de alguns.
Ciente de que os vereadores estão encurralados, Bernal não faz muito esforço para mudar o cenário e a Câmara, por sua vez, teme uma exposição maior. Diante do cenário caótico, a Câmara vive no seu melhor estilo: de confusão.
Com a antiga oposição investigada e na berlinda, agora, curiosamente, é o PT que ataca Bernal. O prefeito e vereadores não conseguiram se entender e Bernal ganhou um trio de opositores, que tem feito o papel dos que o cassaram e já não têm tanto fôlego para briga.
Bernal, por sua vez, aposta suas fichas na Justiça, esperando a cassação de alguns vereadores, o que pode lhe dar algum fôlego. Enquanto isso, sofre sucessivas derrotas na Câmara. Ontem (14) os vereadores derrubaram o veto ao Projeto de Lei que dispõe sobre a assinatura de plantas de construção de moradia para pessoas de baixa renda por engenheiros e arquitetos lotados em Campo Grande. Só o vereador Edson Shimabukuro (PTB), que nem da base é, votou com o prefeito.
Notícias mais lidas agora
- ‘Mãe, Jhonathan se matou’: Tiro atingiu testa de vítima e rapaz tentou mentir sobre crime
- Turista tem costela quebrada ao descer de tobogã durante confraternização em MS
- Candidatos reclamam de prejuízos após concurso considerado irregular ser suspenso em MS
- ‘Parte de mim também morreu’: A 5 dias de júri por morte de Sophia, pai fala sobre a dor da ausência da menina
Últimas Notícias
Vereadores analisam dois vetos do Executivo e projeto da primeira infância em Dourados
Entre os projetos pautados para serem discutidos e votados nesta segunda-feira (2) estão dois vetos integrais e a instituição do plano municipal pela primeira infância em Dourados. A medida caso seja aprovada, tem vigência até 2034. O primeiro veto encaminhado pelo prefeito Alan Guedes (PP), trata do projeto de Lei n° 05/2024 que concede benefício…
Arte com lápis de cor e em stop motion homenageia fotógrafa de MS apaixonada pelo Pantanal
Artesã fez desenhos em vários papéis e deu movimento, como se fotógrafa estivesse caminhando no Pantanal
Polícia flagra marido espancando mulher com barra de ferro dentro de banheiro em MS
Mulher deu uma facada no marido para se defender
Machos de onça-pintada trocam carícias e mostram ‘outro lado’ no Pantanal: ‘fazem tudo juntos’
Machos de onça-pintada não costumam se tolerar no mesmo ambiente, pois disputam territórios e fêmeas entre si
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.