Deputados dizem que vão ‘até a última instância’ para manter a CPI da Enersul
Parlamentares vão se reunir para definir recurso contra decisão do TJ
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Parlamentares vão se reunir para definir recurso contra decisão do TJ
Deputados estaduais prometeram ir “até a última instância” para conseguir reverter a decisão, do Tribunal de Justiça, que negou recurso da Assembleia Legislativa para a retomada dos trabalhos da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instituída para investigar movimentações financeiras suspeitas na concessionária de energia elétrica de Mato Grosso do Sul. Eles prometem estudar como vão recorrer.
“Vamos até o fim, até a última instância”, afirma o presidente da CPI, Paulo Corrêa (PR). Segundo ele, o último recurso é ir ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas antes disso, os parlamentares podem pedir direto ao presidente do TJ-MS, João Maria Lós, a suspensão da liminar.
Além disso, os parlamentares disseram que vão aguardar a publicação da decisão em Diário Oficial, o que deve ocorrer nos próximos dias, para recorrer. Uma reunião estava prevista para esta quinta-feira (25), na qual os deputados devem decidir se recorrem direto STJ ou se vão tentar outros mecanismos.
No TJ, os desembargadores do Órgão Especial acompanharam voto do relator, desembargador Dorival Pavan, que desconstruiu argumentação assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), bem como pelo presidente da CPI.
O magistrado manteve a decisão alegando que a comissão tem base ilegal e inconstitucional, uma vez que para instituir este tipo de apuração em uma Casa de Leis é necessário respeitar três regras, sendo elas: a aprovação de pelo menos um terço dos parlamentares, fato determinado e prazo específico à investigação. Pavan argumenta que as duas últimas não estão de acordo com o que ocorre.
“O que é nebuloso, em minha opinião, é a tentativa da Energisa tentar, por meio do Judiciário, se esquivar da investigação. Quem não deve não teme”, disse o deputado, relator da investigação, Beto Pereira (PDT).
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Em cruzamento no Vilas Boas veículos colidem e bate em muro deixando três feridos
O carro chegou a bater no muro de uma casa, mas não o danificou. Os três envolvidos foram levados para unidade de saúde.
16 detentos fogem após ataque armado em presídio na Bahia
Criminosos abriram duas celas durante o confronto na noite desta quinta-feira (12)
Entrega de presentes dos Correios anima Natal de crianças na Associação Juliano Varela
A campanha Papai Noel dos Correios encerra nesta sexta-feira (13)
Ano assombroso? 2024 registra duas sextas-feiras 13 em menos de três meses: ‘tá explicado’
Supersticiosos acreditam que recorrência da data em pouco tempo no mesmo ano poderia explicar por que 2024 foi tão “carregado”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.