Deputados avaliam como positiva proibição de personificação da marca a cada governo

Se aprovada, MS terá marca padrão em todas as gestões

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Se aprovada, MS terá marca padrão em todas as gestões

Deputados estaduais avaliam como positivo projeto do governo estadual, que padroniza a identificação visual e impede mudança de logomarca a cada novo mandato na gestão estadual. A proposta foi encaminhada na semana passada na Assembleia Legislativa.

“Tem que acabar com essa história de padronizar. A Constituição Federal já diz que tem que se primar pela lisura e não pode haver promoção pessoal”, avalia o deputado estadual, Pedro Kemp (PT). Ideia semelhante já foi tentada em Campo Grande, em 2013, mas não saiu do papel.

Na prática, o projeto do Executivo estadual visa evitar que a cada mudança de governo altere-se também a identificação visual das instituições públicas estaduais. 

Do jeito que é atualmente, a troca de identificação de logomarca a cada nova gestão, gera-se “despesas indevidas aos cofres públicos estaduais”. Com a padronização e utilização de símbolos oficias do Estado, detalha outro trecho da mensagem do governador, permite que a população fiscalize bens do patrimônio público estadual.

O deputado estadual, Paulo Corrêa (PR), também se diz ‘totalmente a favor’, pois diminui os gastos e impede personificação de cada governador. “Sou favorável. Não se pode tolerar despesas com promoções pessoais. Os administradores devem ter responsabilidade e discernimento ante as coisas públicas”, emenda o deputado Marquinhos Trad (PMDB).

O uso de marcas específicas que identificam o gestor ou partido, ao invés de somente o Estado ou município, gerou também questionamento e ação do MPF-MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul). O objetivo era impedir que o governante criasse marcas e mudasse as cores das placas ou prédios públicos, como era feito por André Puccinelli (PMDB) e Nelsinho Trad (PMDB).

 

Conteúdos relacionados

mpms
prefeitura nova andradina divulg
navirai