Deputado quer alterar funções de comissões de Finanças e Execução Orçamentária
Projeto dá mais funções às comissões
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Projeto dá mais funções às comissões
Duas comissões permanentes, que são uma espécie de órgão que analisa os projetos de lei, de acordo com o tema, da Assembleia Legislativa, podem ganhar mais atribuições, se o projeto de resolução neste sentido for aprovado pelos deputados estaduais. A matéria, no entanto, só será votada após o recesso parlamentar, com o retorno das atividades em 4 de agosto.
De acordo com a proposta, de autoria do deputado estadual, João Grandão (PT), a Comissão de Finanças e Orçamento e poderá examinar e emitir parecer sobre projetos relativos ao PPA (Plano Plurianual), que é um Instrumento de planejamento governamental de médio prazo, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais, bem com suas emendas.
Da forma como é, somente a Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária examina e emite o parecer. A ideia é que a primeira comissão fique com a função.
Além disso, a resolução propõe que a Comissão de Acompanhamento examine e emita parecer sobre os documentos pertinentes ao acompanhamento e fiscalização da execução orçamentária e financeira e da gestão fiscal, obedecendo aos artigos 160 e 163 da Constituição Estado, que dizem respeito ao PPA e orçamento, e também à Lei Complementar Federal 101/2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.
Portanto, a Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária deverá examinar relatórios de gestão fiscal, informações encaminhadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) ou por órgãos e entidades da administração estadual, inclusive relativas a contratos, convênios, parcelas ou subtrechos em que foram identificados indícios de irregularidade e relacionados em anexo à lei orçamentária anual, nos termos da lei de diretrizes orçamentárias. Caberáaà esta comissão ficar a par dos relatórios referentes aos atos de limitação de empenho e movimentação financeira e demais relatórios de acompanhamento da execução orçamentária e financeira.
Pelo Projeto de Resolução, a Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária também terá acesso às informações prestadas pelo Executivo à Assembleia Legislativa, exercendo o acompanhamento e a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, sem prejuízo da atuação das demais comissões.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Trancista é acusada de aplicar golpe em clientes de Campo Grande: ‘marcamos horário e ela sumiu’
Clientes relatam ao Jornal Midiamax que trancista estaria pedindo pagamento antecipado, mas não cumprindo com os serviços contratados
Prefeita de Naviraí paga 13º após professores contratados manifestarem contra atraso
Sindicato da categoria emitiu nota sobre o atraso do pagamento
Vizinho ignora criança autista, solta fogos e rojões e acaba preso em Campo Grande
Ele ainda jogou rojões perto dos policiais quando foi abordado
Acusados de envolvimento na morte de dois homens na véspera de Natal se apresentam à polícia em MS
Os suspeitos foram ouvidos e liberados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.