Candidatos do PMDB disputam presidência do Senado

Renan Calheiros é o nome indicado oficialmente pela bancada do PMDB

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Renan Calheiros é o nome indicado oficialmente pela bancada do PMDB

Senadores elegem neste domingo seu presidente para os próximos dois anos com dois candidatos do PMDB na disputa: Renan Calheiros (PMDB-AL) e Luiz Henrique (PMDB-SC). Atual presidente da Casa, o alagoano foi indicado oficialmente pela bancada do partido e conta também com o apoio do governo.

Pela tradição do Senado, o PMDB pode indicar o presidente do Senado por ter a maior bancada. Dos 19 senadores, 15 aprovaram o nome de Renan Calheiros. A manifestação não impediu a candidatura “avulsa” de Luiz Henrique.

“É preciso respeitar a proporcionalidade, aceitar as indicações dos partidos. O Congresso não caminha por projetos pessoais, candidaturas avulsas”, criticou Renan Calheiros.

O oponente de Renan ganhou apoio de seis partidos e disse que espera ter 45 votos, o suficiente para levar a disputa. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que acredita em um apoio integral de sua bancada, que conta com 10 senadores.

A eleição para presidente do Senado tem previsão para iniciar às 15h e precisa da presença de pelo menos 41 senadores. A votação é secreta e é exigida a maioria simples de votos.

Conteúdos relacionados

Casa de Leis de Mato Grosso do Sul (Arquivo, Midiamax)
Câmara de vereadores