Outros cinco aguardam votação da Comissão Processante

O vereador Gean Carlos Volpato (PMDB), de Naviraí, distante 359 quilômetros de Campo Grande, foi cassado na sessão desta terça-feira (26) da Câmara da cidade. Ele é o sexto a perder o mandato após a deflagração da Operação Atenas, em outubro de 2014.

Gean tinha conseguido uma liminar impedindo a Comissão Processante de ser instaurada, uma vez que o prefeito Leandro Peres de Matos ainda não teria sido ouvido como testemunha. Após ouvi-lo, foi instaurada a Comissão, que culminou com a cassação do parlamentar por unanimidade.

Dois vereadores renunciaram e outros cinco aguardam a votação da Comissão. Antes da votação, o ex- vereador teve duas horas para fazer a sua defesa. Ele disse não ser culpado das acusações feitas e negou ter ajudado a ex-namorada a conseguir um cargo na prefeitura.

Segundo denúncia da Gaeco (Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado), todos os 13 vereadores da Câmara de Naviraí estavam sob suspeita de envolvimento nos crimes de formação de quadrilha, corrupção e extorsão contra o Poder Executivo.

Segundo informações da Polícia Ferderal, as investigações revelaram a participação de parlamentares e empresários em crimes contra os cofres públicos. Os parlamentares exigiam e recebiam vantagens indevidas para aprovação de leis e para atuações ilegais na expedição de alvarás de funcionamento para comércios locais.

As investigações contataram ainda um esquema ilegal de recebimento de diárias pagas pela prefeitura para viagens que não eram realizadas por servidores municipais.