Câmara dos Deputados discute relatório do Cimi sobre violência contra índios
MS é o estado mais violento, segundo o conselho indigenista
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
MS é o estado mais violento, segundo o conselho indigenista
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira (8), em audiência pública, o relatório do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) que trata da violência contra os povos indígenas em 2014. O documento aponta que Mato Grosso do Sul é o estado mais violento do Brasil em relação aos índios.
É também em Mato Grosso do Sul que, conforme o Cimi, ocorre o maior número de suicídios entre indígenas. Em 2014, foram 135 casos em todo Brasil, sendo 35% deles, ou seja, 48, em terras sul-mato-grossenses.
O assunto tem praticamente monopolizado os debates recentes na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, resultando inclusive na criação de duas CPIs. A primeira, CPI do Cimi, visa investigar possíveis incitações a invasões e até mesmo denúncias de pessoas que se dizem ligadas ao movimento com desvio de recursos que deveriam ser destinados às aldeias indígenas no Estado.
A segunda, CPI do Genocídio, foi aprovada ontem (7) pelos deputados e apura ações e omissões do Estado nos casos de violência praticados contra os povos indígenas de 2000 a 2015. Uma espécie de reação à abertura da outra comissão.
A audiência pública, prevista para começar às 9h (horário de MS), foi proposta pelos deputados Sarney Filho (PV-MA), Edmilson Rodrigues (Psol-PA), Ivan Valente (Psol-SP) e Nilto Tatto (PT-SP). Entre os convidados estão Daniel Vasque, membro do Conselho Aty Guassu do Mato Grosso do Sul, a representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sonia Bone Guajajara; o secretário executivo do Cimi, Cleber Buzato e a coordenadora de Processos Educativos da Fundação Nacional do Índio (Funai), Sirlene Bendazzoli. (Com supervisão de Waldemar Gonçalves)
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar $ 30 milhões no próximo sorteio
Os números sorteados foram: 11 – 12 – 39 – 43 – 46 – 50
Vasco supera o Madureira na estreia do time principal e desencanta no Carioca
O astro francês Payet entrou somente aos 30 minutos do segundo tempo
Indicações ao Oscar têm gosto de reparação, diz filha de Rubens Paiva
Filme Ainda Estou Aqui tiveram sentido especial para ela e família
Polícia é acionada em denúncia de abuso de criança em loja de shopping
O abuso teria acontecido dentro der uma sala administrativa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.