MS decretou situação de emergência

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), estará em Amambai, há 342 quilômetros de Campo Grande, nesta terça-feira (8), onde encontra o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, além dos prefeitos das 14 cidades que decretaram situação de emergência em virtude dos estragos causados pelas recentes chuvas. Na segunda-feira, Azambuja sobrevoou os municípios mais afetados – ele passou por Amambai e Tacuru, onde há mais erosão.

Na semana passada o Executivo decretou situação de emergência em Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquirai, Japorã, Juti, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru. 

As respectivas prefeituras já haviam feito o decreto, mas para angariar recursos federais à recuperação das áreas o Estado fez o mesmo.

Pelo menos 23 pontes foram danificadas, sendo 21 municipais e duas estaduais. Outras 43 rodovias sofreram estragos e somente três são de responsabilidades do Estado. Sem prazo estipulado, a Secretaria Nacional de Defesa Civil irá avaliar o possível reconhecimento da situação de emergência e o provável encaminhamento de verba federal para Mato Grosso do Sul.