Azambuja sanciona lei que padroniza a marca do governo estadual
Projeto impede mudanças de marca a cada governo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Projeto impede mudanças de marca a cada governo
O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), sancionou a lei que institui a identificação visual de Mato Grosso do Sul e o logotipo dos órgãos do Executivo Estadual. O projeto apresentado em maio, foi aprovado na Assembleia Legislativa em junho deste ano, mas só agora publicada no Diário Oficial do Estado, na edição desta terça-feira (28).
Na prática, a proposta serve para evitar que, a cada mudança de governo, altere-se também a identificação visual das instituições públicas estaduais. A prática, além de gerar custos indevidos aos cofres públicos, é combatida pela legislação que diz que a administração pública deve ser impessoal.
Com o projeto, o governo estadual será identificado pelo Brasão de Armas do Estado, sobreposto do padrão gráfico CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) e pelo logotipo do governo de Mato Grosso do Sul, postado do lado esquerdo do Brasão de Armas.
A legislação publicada hoje no Diário Oficial, que tem anexo identificação visual adotada pela equipe do atual governador, não fere a lei, “uma vez que não modifica os símbolos estaduais, mas apenas define a forma gráfica da utilização do Brasão do Estado”, conforme traz a argumentação oficial.
Histórico
O uso de marcas específicas que identificam o gestor ou partido, em vez de somente o Estado ou município, gerou também questionamento e ação do MPF-MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul). Em Campo Grande, foi aprovado projeto semelhante, em junho de 2013, que proíbe a “identificação de veículos, documentos e próprios municipais com logomarcas, slogans, cores ou quaisquer outros símbolos que identifiquem gestão específica”.
O objetivo era impedir que o prefeito criasse marcas e mudasse as cores das placas ou prédios públicos, como era feito por André Puccinelli (PMDB) e Nelsinho Trad (PMDB), mas não foi aprovada pelo ex-prefeito Alcides Bernal (PP). No caso da atual administração os uniformes da Reme (Rede Municipal de Ensino) são azuis e somente com a identificação da bandeira de Campo Grande.
Clique aqui para conferir o projeto.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Trancista é acusada de aplicar golpe em clientes de Campo Grande: ‘marcamos horário e ela sumiu’
Clientes relatam ao Jornal Midiamax que trancista estaria pedindo pagamento antecipado, mas não cumprindo com os serviços contratados
Prefeita de Naviraí paga 13º após professores contratados manifestarem contra atraso
Sindicato da categoria emitiu nota sobre o atraso do pagamento
Vizinho ignora criança autista, solta fogos e rojões e acaba preso em Campo Grande
Ele ainda jogou rojões perto dos policiais quando foi abordado
Acusados de envolvimento na morte de dois homens na véspera de Natal se apresentam à polícia em MS
Os suspeitos foram ouvidos e liberados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.