Após perder presidência da Assembleia, Azambuja reage e reduz força do PMDB
Governador enviou chefe da Casa Civil para cuidar pessoalmente da formação das comissões
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Governador enviou chefe da Casa Civil para cuidar pessoalmente da formação das comissões
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) teve que aceitar a vitória do ex-líder de André Puccinelli (PMDB), Junior Mochi (PMDB), na presidência da Assembleia. Porém, não está disposto a correr o risco de ver PT e PMDB dominarem as comissões na Assembleia. Para isso, enviou o secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula, para cuidar pessoalmente da formação de um.
Sérgio de Paula disse à reportagem que foi à Assembleia para ver como ficará o bloco, alegando que é preciso ajudar a fortalecer os pequenos partidos. A reportagem complementou que de quebra o governo tira um integrante do PMDB e o secretário sorriu, balançando a cabeça em sinal de positivo.
O peso do governo é grande a ponto do PMDB não ter força nem para convencer outros deputados a integrar um bloco, que garantiria a indicação de dois para a CCJ. O líder do PMDB, Eduardo Rocha, bem que tentou, mas não convenceu nenhum deputado a montar bloco com o partido.
A estratégia inicial do grupo de Azambuja foi lançar um bloco do PSDB com alguns pequenos partidos, mas o PMDB reagiu e ameaçou criar outro bloco. Com o anúncio de enfrentamento, o grupo decidiu apostar em outra estratégia: investir na formação de um bloco só de partidos pequenos. A estratégia deu certo e nenhum deputado dos pequenos está acenando para o PMDB neste momento.
O PMDB é o único prejudicado com o bloco dos pequenos, visto que perde uma vaga nas comissões. A formação do bloco garante aos deputados com menos de quatro representantes na Assembleia duas vagas nas comissões e as outras três ficariam com PMDB, PT e PSDB, que têm mais de quatro deputados.
Até o momento a CCJ, responsável por barrar ou deixar projetos tramitarem, tem como indicados Amarildo Cruz (PT) e Flávio Kayatt (PSDB), faltando apenas decidir quem serão os indicados do PMDB e dos pequenos partidos. Maurício Picarelli e Marquinhos Trad querem ser indicados pelo PMDB e entre os pequenos os mais cotados são Barbosinha (PSB) e Lídio Lopes (PEN).
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Polícia cerca condomínio após homem invadir casa e ameaçar ex no Jardim Paradiso
Equipes da Polícia Militar negociavam com rapaz na tarde deste domingo
Em Cassilândia, homem é procurado por ameaça e tentativa de homicídio
O serviço ambulatorial encaminhou a vítima até a Santa Casa para atendimento
VÍDEO: Idoso é atropelado por motociclista sem CNH na Gunter Hans em Campo Grande
Este é o segundo acidente ocorrido na mesma região neste fim de semana, sendo o terceiro registrado na Capital em menos de 24 horas
Embrigado, homem pega enxada e ameaça pai e irmão no loteamento Nova Serrana, na Capital
Caso foi registrado na Depac Cepol na madrugada deste domingo (15)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.