Vereadores sugerem crematório e verticalização para cemitérios municipais
Vereadores e secretários municipais estão reunidos nesta quarta-feira (16) para debater em audiência pública na Câmara Municipal sobre a situação dos cemitérios municipais e serviços funerários em Campo Grande. Entre as sugestões dos parlamentares para resolver o problema de operação dos três cemitérios que atuam além da capacidade, estão a criação de um crematório municipal […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vereadores e secretários municipais estão reunidos nesta quarta-feira (16) para debater em audiência pública na Câmara Municipal sobre a situação dos cemitérios municipais e serviços funerários em Campo Grande. Entre as sugestões dos parlamentares para resolver o problema de operação dos três cemitérios que atuam além da capacidade, estão a criação de um crematório municipal e a verticalização das covas.
A audiência foi proposta pelo vereador Eduardo Romero (PT do B), que preside a Comissão de Meio Ambiente da Casa de Leis. Participam da reunião, além de moradores do entorno dos cemitérios, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jorge Alberto Borges dos Santos, e o vereador Flávio Cesar (PT do B).
Segundo o parlamentar, o objetivo da audiência é discutir alternativas para solucionar a operação dos cemitérios Santo Amaro, Santo Antônio e São Sebastião, conhecido como Cruzeiro, que operam com deficit de atendimento. Romero afirmou que não existem novas covas e que para sepultamentos é necessário esperar abrir uma vaga de corpos que foram exumados.
De acordo com Romero, somando os três cemitérios municipais, o deficit chega a 1.680 com área de 12.569 metros quadrados. O vereador ressaltou que o último contrato pela Prefeitura foi com a empresa Taíra, responsável pela manutenção e conservação dos cemitérios.
O contrato encerrou em novembro do ano passado, com isso, o Executivo, na gestão do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), cassado em março deste ano, efetuou contrato emergencial atribuindo a responsabilidade do serviço à Prefeitura, através da Semadur (Secretária Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e da Seinthra (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação).
Deverá ser discutida a possibilidade de investimento privado para manutenção dos cemitérios.
Os vereadores Edson Shimabukuro (PTB), Gilmar da Cruz (PR) e Paulo Pedra (PDT) assistem a audiência.
(Matéria alterada às 15h52 para correção de informação)
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.