Vereadores sugerem crematório e verticalização para cemitérios municipais

Vereadores e secretários municipais estão reunidos nesta quarta-feira (16) para debater em audiência pública na Câmara Municipal sobre a situação dos cemitérios municipais e serviços funerários em Campo Grande. Entre as sugestões dos parlamentares para resolver o problema de operação dos três cemitérios que atuam além da capacidade, estão a criação de um crematório municipal […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Vereadores e secretários municipais estão reunidos nesta quarta-feira (16) para debater em audiência pública na Câmara Municipal sobre a situação dos cemitérios municipais e serviços funerários em Campo Grande. Entre as sugestões dos parlamentares para resolver o problema de operação dos três cemitérios que atuam além da capacidade, estão a criação de um crematório municipal e a verticalização das covas.

A audiência foi proposta pelo vereador Eduardo Romero (PT do B), que preside a Comissão de Meio Ambiente da Casa de Leis. Participam da reunião, além de moradores do entorno dos cemitérios, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jorge Alberto Borges dos Santos, e o vereador Flávio Cesar (PT do B).

Segundo o parlamentar, o objetivo da audiência é discutir alternativas para solucionar a operação dos cemitérios Santo Amaro, Santo Antônio e São Sebastião, conhecido como Cruzeiro, que operam com deficit de atendimento. Romero afirmou que não existem novas covas e que para sepultamentos é necessário esperar abrir uma vaga de corpos que foram exumados.

De acordo com Romero, somando os três cemitérios municipais, o deficit chega a 1.680 com área de 12.569 metros quadrados. O vereador ressaltou que o último contrato pela Prefeitura foi com a empresa Taíra, responsável pela manutenção e conservação dos cemitérios.

O contrato encerrou em novembro do ano passado, com isso, o Executivo, na gestão do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), cassado em março deste ano, efetuou contrato emergencial atribuindo a responsabilidade do serviço à Prefeitura, através da Semadur (Secretária Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e da Seinthra (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação).

Deverá ser discutida a possibilidade de investimento privado para manutenção dos cemitérios.
Os vereadores Edson Shimabukuro (PTB), Gilmar da Cruz (PR) e Paulo Pedra (PDT) assistem a audiência.

(Matéria alterada às 15h52 para correção de informação)

Conteúdos relacionados

Casa de Leis de Mato Grosso do Sul (Arquivo, Midiamax)
Câmara de vereadores