Pular para o conteúdo
Política

Além de professores, concursados da Fundac também aguardam nomeação de Bernal

Desde o ano passado, a administração do prefeito Alcides Bernal (PP) tem enfrentado uma série de reclamações relacionadas à convocação de aprovados em concursos públicos. A espera para além dos prazos estabelecidos nos editais não é exclusiva de professores e guardas municipais, passando também pelos que prestaram concurso para cargos da Fundação Municipal de Cultura […]
Arquivo -

Desde o ano passado, a administração do prefeito (PP) tem enfrentado uma série de reclamações relacionadas à convocação de aprovados em concursos públicos. A espera para além dos prazos estabelecidos nos editais não é exclusiva de professores e guardas municipais, passando também pelos que prestaram concurso para cargos da Fundação Municipal de Cultura (Fundac).

Um dos candidatados que aguardam pela convocação para trabalhar no órgão de cultura preferiu não ter o nome revelado pela reportagem do Midiamax. Ele constatou o problema de convocação no concurso para promotor cultural realizado em 2011. 

O edital nº 01/01/2011, publicado na edição de 05 de outubro de 2011 do Diário Oficial de , previa a contratação de profissionais para ocupar cargos do quadro pessoal de órgão. Foram abertas 263 vagas para cargos de nível Médio e Superior.

Para o cargo de promotor cultural foram abertas sete vagas.  Apesar de não ser classificado, o candidato afirma que os que passaram não foram convocados. “Há poucos dias liguei na central de concursos e falaram que não convocaram ninguém para este cargo”, afirma.

De acordo com o edital, a validade do concurso era “de dois anos, contados da data de publicação da sua homologação”. Mesmo o edital prevendo a prorrogação da convocação, a ampliação do prazo deste concurso não chegou a ser publicada.

Outro candidato concorreu ao cargo de músico, no concurso público n° 01/01/2012, publicado no Diário Oficial do dia 12 de março de 2012, também ainda espera pela convocação. Neste certame, foram disponibilizadas 98 vagas para os cargos de profissionais de música e instrumentistas musicais.

A homologação do concurso foi publicada no Diário Oficial do dia 4 de junho de 2012. Apesar de ainda estar dentro do prazo, a vereadora Luiza Ribeiro encaminhou, em dezembro do ano passado, ofício ao prefeito Alcides Bernal (PP) e ao presidente da Fundac, Júlio Cabral, pedindo agilidade na nomeação dos concursados.

“Fica feito para a prefeitura não chamar absolutamente ninguém em quase dois anos. Uma inscrição desta é mais de R$ 80 reais. Tem gente que venho embora para Campo Grande por que foi aprovado e depois teve que voltar, pois não foi nomeado. As pessoas criam expectativas”, afirma o candidato que preferiu não ter o nome revelado.

Outros casos

Aprovados em concurso públicos realizados em 2009, durante a gestão do prefeito Nelson Trad (PMDB), professores e guardas municipais realizaram uma série de protestos no ano passado para garantir suas nomeações.

Após o Ministério Público Estadual (MPE) solicitar em ação judicial a nomeação imediata dos candidatos aprovados no concurso público, os remanescentes da Guarda Municipal, os 77 aprovados foram convocados pela Prefeitura de Campo Grande.

Os professores não tiveram a mesma sorte e 252 ainda aguardam pela nomeação. O vencimento do concurso está previsto para a sexta-feira (25).

No dia 18 de dezembro, o Ministério Público Estadual (MPE), iniciou procedimento preparatório para investigar irregularidade na abertura de processo seletivo para contratação de professores temporários para atuação na rede municipal de ensino, em detrimento dos aprovados no concurso de 2009.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Motociclista atirou 11 vezes antes de fugir em alta velocidade após emboscada

59% apoiam operação da PF contra Jair Bolsonaro e 41% criticam, mostra Quaest

Zezé di Camargo volta a desafinar em show e divide opiniões: ‘Hora de parar’

Manifestantes pedem por revitalização do Horto Florestal em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

A caminho do trabalho, jovem morre ao ser arrastado por carro em Três Lagoas

Últimas Notícias

Cotidiano

Içamento de vigas é concluído com antecedência e trânsito na BR-163 liberado

Finalização das bras estavam previstas para o domingo (20)

MidiaMAIS

‘Emoção muito forte’: professores de Artes se emocionam ao relembrar de veterano da UFMS que faleceu na pandemia

A lembrança do veterano ocorreu durante a comemoração aos 40 anos do curso de Arte da UFMS

Famosos

Belo abandona o loiro e faz mudança radical para novela da Globo: ‘Envelheceu’

Belo pegou os fãs de surpresa ao compartilhar o resultado de uma mudança radical no visual; novo cabelo do cantor dividiu opiniões

Política

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

PL deve se reunir na próxima semana para definir detalhes de protestos