Vereadores derrubam veto de Bernal a projetos que pedem transparência em contratos

Os vereadores da Câmara de Campo Grande derrubaram dois vetos do prefeito Alcides Bernal (PP) a projetos que pedem transparência da administração. O primeiro projeto, de autoria do vereador Elizeu Dionízio (PSL), solicita que o prefeito envie para a Câmara cópia de todos os contratos feitos de forma emergencial. Dos 29 vereadores, 11 votaram a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os vereadores da Câmara de Campo Grande derrubaram dois vetos do prefeito Alcides Bernal (PP) a projetos que pedem transparência da administração. O primeiro projeto, de autoria do vereador Elizeu Dionízio (PSL), solicita que o prefeito envie para a Câmara cópia de todos os contratos feitos de forma emergencial.

Dos 29 vereadores, 11 votaram a favor do veto. Porém, a maioria, 16 parlamentares, derrubaram o veto por defenderem transparência. O vereador Zeca do PT liderou os vereadores da base no apoio a Bernal. Ele alegou que o projeto não se justificava, visto que cabe ao Poder Executivo publicar estes contratos no site da Câmara.

O vereador Paulo Siufi (PMDB) foi um dos vereadores que votou contra o veto. Ele justificou que o projeto de Elizeu não pede nada além da transparência, necessária na opinião dele, para acabar, por exemplo, com as empresas fantasmas.

O vereador Eduardo Romero também votou contra o veto e rebateu a declaração do vereador Zeca do PT, lembrando que a Lei da Transparência não está sendo cumprida e obriga os vereadores a apresentarem, diariamente, requerimentos solicitando informações não disponíveis.

O autor do projeto, Elizeu Dionízio, ironizou a justificativa da base do prefeito, questionando se o fato de enviar cópia dos contratos atrapalhava ou impedia o desenvolvimento de Campo Grande. “Infelizmente, o prefeito não gosta de dar satisfação de onde vai colocar o dinheiro. Por isso, estamos descobrindo um monte de coisa errada”, criticou.

Os vereadores também derrubaram o veto do prefeito ao projeto da vereadora Grazielle Machado (PR) que garante a publicação dos valores referentes ao serviço de assistência a saúde dos servidores. A vereadora defendeu a derrubada do veto alegando que o prefeito já está cumprindo o que pede a lei, mas, estranhamente, optou por derrubar o projeto.

“Peço a derrubada não por retaliação. Não podemos legislar só para o Bernal, mas também para os outros prefeitos que virão. A Casa precisa parar de olhar só para o agora. Peço que os vereadores não ajam de forma contraditória e derrubem o veto”. A maioria dos vereadores ouviu Grazielle e derrubou o veto. Só alguns vereadores da base apoiaram Bernal: Zeca do PT, Ayrton do PT, Alex do PT, Paulo Pedra (PDT), Luiza Ribeiro (PPS), Gilmar da Cruz (PRB) e Cazuza (PP).

Conteúdos relacionados

professores