Pular para o conteúdo
Política

MPE pede para Bernal contratar professores concursados ao invés de chamar comissionados

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio das 29ª, 30ª e 31ª Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social de Campo Grande, representadas, respectivamente, pelos Promotores de Justiça Fabrício Proença de Azambuja, Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha e Henrique Franco Cândia, protocolizaram junto ao Poder Judiciário, a Ação Civil Pública […]
Arquivo -

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio das 29ª, 30ª e 31ª Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social de , representadas, respectivamente, pelos Promotores de Justiça Fabrício Proença de Azambuja, Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha e Henrique Franco Cândia, protocolizaram junto ao Poder Judiciário, a Ação Civil Pública de Obrigação de Não Fazer e Fazer c.c. Pedido Liminar (autos n. 0844323-93.2013.8.12.0001) em desfavor do Município de Campo Grande/MS.
 
No Procedimento Preparatório nº 049/2013 foram investigadas irregularidades na abertura de processo seletivo para contratação de professores temporários para atuação na rede municipal de ensino, em detrimento de candidatos aprovados no último concurso público realizado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED em 2009, contrariando, pois, os artigos 293, §4º e 294 da Lei Complementar n. 190, de 22 de dezembro de 2011, e artigo 37, inciso II, da Constituição Federal.
 
Conforme restou apurado, o Poder Público Municipal convocou ao menos 1.406 (um mil, quatrocentos e seis) professores temporários para ocuparem vagas puras na rede municipal de ensino, em total prejuízo para os 281 (duzentos e oitenta e um) candidatos aprovados no último concurso público realizado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
 
O Ministério Público, diante das irregularidades constatadas, requereu a antecipação dos efeitos da tutela com a finalidade de suspender o prazo de validade do certame supracitado até a convocação dos professores aprovados, abstendo-se o Município de contratar professores temporários para provimento das vagas puras na rede municipal de ensino.
 
O Ministério Público Estadual requer, além das medidas supramencionadas, seja o pedido julgado procedente com a condenação do Município de Campo Grande/MS à: a) obrigação de não fazer consistente em não preencher as vagas puras existentes para cargos públicos na rede municipal de ensino com servidores admitidos mediante contratos temporários enquanto houver candidatos aprovados em concurso público vigente, nem mesmo com os candidatos aprovados em certames posteriores ao de 2009; b) obrigação de fazer consistente em extinguir tantos contratos temporários vigentes relativos a provimentos de vagas puras da rede municipal de ensino quantos forem necessários para que se convoquem os professores aprovados no concurso público em questão para as vagas em comento; e c) obrigação de fazer consistente em realizar concurso público, homologar o seu resultado, nomear os aprovados e empossá-los, em prazo não superior a 180 dias, de modo que se garanta o provimento lícito de todas as vagas puras ocupadas precariamente e as vagas carentes de preenchimento, autorizando-se o uso da contratação temporária tão somente até a data da posse dos respectivos servidores que serão aprovados e, nos demais casos, somente nas hipóteses legais.
 
Cumpre ressaltar que foi instaurado no âmbito da 30ª Promotoria de Justiça novo procedimento investigatório visando o prosseguimento das investigações, a fim de se apurar as responsabilidades dos responsáveis pelas nomeações irregulares em comento, o que, em tese, configuraria eventual ato de improbidade administrativa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Disney anuncia parque temático em Abu Dhabi, o primeiro no Oriente Médio

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Dólar tem leve queda com negociações entre China e EUA no radar e fecha a R$ 5,6548

Últimas Notícias

Brasil

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Decidiu simplificar o uso dos recursos captados por meio desses papéis

Le Blog Maria Antonia

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

O lendário ex-Beatle Paul McCartney prepara um novo voo criativo com o filme de animação “High in the Clouds”, inspirado em seu próprio livro infantil de aventuras. A produção, que promete encantar públicos de todas as idades, contará com um elenco de vozes repleto de grandes nomes da música e do entretenimento. De acordo com … Continued

Brasil

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União

Cotidiano

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Alta probabilidade de granizo para seis departamentos do País