Lideranças pulam fora e conselho de Bernal que seria anunciado hoje só tem PPS confirmado

Pedro Chaves chegou a anunciar coletiva para esta terça-feira com ‘grandes mudanças’. Mas, até o momento, nada foi confirmado na Prefeitura.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pedro Chaves chegou a anunciar coletiva para esta terça-feira com ‘grandes mudanças’. Mas, até o momento, nada foi confirmado na Prefeitura.

Está cada vez mais complicada a missão do secretário de Governo do prefeito Alcides Bernal (PP), Pedro Chaves, de conseguir criar um conselho político para ajudar a administração. Pedro Chaves até tentou, mas só conseguiu ouvir não dos líderes políticos.

Reinaldo Azambuja (PSDB) considerou o conselho político uma bobagem, avisando que não vai participar. Já o presidente estadual do PDT, João Leite Schimidt, disse que procuraria Chaves para dar a resposta, mas até agora não se manifestou. Pedro Chaves não está conseguindo sucesso nem com o PT, que fez a proposta de criar um conselho político. O senador Delcídio do Amaral (PT) está cada vez mais afastado e nem fala no nome do prefeito. Já o vereador Zeca do PT, indicado para representar os vereadores, também avisou que não tem pretensão de participar. “Não tenho tempo”, esquivou-se.

Pedro Chaves prometeu anunciar o conselho político nesta terça-feira (12), mas até o momento só o PPS tem a presença confirmada. A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) explica que o partido já decidiu que vai participar, faltando apenas definir quem representará a sigla. O mais cotado, segundo a vereadora, é o ex-vereador Athayde Nery (PPS). Diferente de Azambuja, que considera o conselho uma bobagem, Luiza vê nele a oportunidade de garantir a participação efetiva das instituições.

“Quem dera se todo mundo fizesse conselho. É uma experiência importante para fazer um governo mais representativo. O PPS já decidiu que participa, mas não bateu o martelo. Eu acredito que deve ser o Athayde, que mais pode contribuir”, analisou.

O vereador Gilmar da Cruz (PRB) também integra a base de sustentação do prefeito Alcides Bernal, mas afirma que não foi convidado para participar do conselho político. “Não sei de onde inventaram essa história. Não fui convidado para participar de conselho algum. Ainda nem conversei com o Pedro Chaves”, garantiu.

Pedro Chaves também tentou arrastar o partido dele, o PSC, para o conselho político, mas a vereadora Juliana Zorzo e lideranças do partido se recusaram. Diante da pressão de Chaves, a vereadora chegou a ir a Brasília para conseguir autonomia e continuar figurando entre os independentes.

Conteúdos relacionados

Casa de Leis de Mato Grosso do Sul (Arquivo, Midiamax)
Câmara de vereadores