Cassações garantirão vaga a três novatos, dois veteranos e derrubará vereador sem processo
Cassação dos vereadores por compra de voto derrubará seis vereadores e garantirá vaga a candidato que teve 1.329 votos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cassação dos vereadores por compra de voto derrubará seis vereadores e garantirá vaga a candidato que teve 1.329 votos
A onda de cassações que assombra a Câmara de Campo Grande pode fazer um estrago ainda maior se a Justiça tirar o mandato dos cinco investigados por compra de voto. Isso porque a queda dos cinco tira 24.168 votos válidos da eleição e mexe nas contas, fazendo uma dança das cadeiras.
A reportagem do Midiamax fez as contas por meio de números divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e constatou que a queda dos vereadores Mário César (PMDB), Paulo Pedra (PDT), Alceu Bueno (PSL), Thais Helena (PT) e Delei Pinheiro (PSD) dará a vaga para três novos vereadores e dois veteranos.
A recontagem proporcionará o retorno da vereadora Magali Picarelli (PMDB) e a efetivação do vereador Alex do PT, que deixa de ser suplente para ganhar a vaga de Thais Helena. Esta nova contagem também garantirá vaga a três novatos: José Chadid (PSDB), atual secretário de Educação de Campo Grande, Francisco Saci e Claudir Pereira do Prado, que com 1.329 votos ocupará a vaga conquistada pelo PTN, por meio da legenda.
A onda de cassações tem mexido com os vereadores investigados, mas também com os suplentes, que aguardam ansiosos pelas contas do TRE. Isso porque cada queda altera significativamente a ordem das cadeiras. Esta confusão no número de cadeiras pode mexer até com quem não tem nada a ver com a história. O vereador Eduardo Romero (PTdoB), por exemplo, pode ser prejudicado nesta conta. Isso porque, a queda dos votos de Pedra, na saída dos cinco, garante um vereador ao PTN e tira uma vaga da sobra, que atualmente é ocupada por Romero. A coligação brigaria pela última vaga, mas perderia para o PMDB, que garante o retorno de Magali.
Levando em consideração as últimas cassações, publicadas nesta terça-feira (30), três suplentes serão beneficiados: Alex do PT, José Chadid e Eduardo Cury, que garante uma das vagas das sobras na coligação do PTdoB, DEM, PSB e PDT.
A contagem
As recontagens interferem diretamente na contagem porque alteram o número de votos necessários para conseguir conquistar uma vaga por quociente eleitoral, que é o número de votos válidos, divididos pelo total de cadeiras. Atualmente, este quociente eleitoral é de 14.895 votos. Com a queda dos cinco são retirados 24.168 votos da conta, derrubando este quociente para 14.061, dando uma vaga ao PTN, que conseguiu 14.095 votos, somados todos os candidatos.
A queda dos cinco dá vaga por quociente a 24 vereadores. Encerrada esta fase, a Justiça distribui as vagas da sobra. Para chegar ao candidato que garante a vaga, divide-se o número de votos válidos atribuídos a cada coligação pelo número de lugares por eles obtidos, mais um, cabendo ao partido que apresentar a maior média um dos lugares a preencher.
Nesta terça-feira a juíza Elisabeth Rosa Baish, da 36ª Zona Eleitoral, cassou Pedra, Delei e Thais por compra de voto e abuso do poder econômico. Ela ainda pediu a retotalização das eleições proporcionais em 2012 com a anulação dos votos obtidos pelos candidatos cassados. Alceu Bueno não foi cassado, mas tem audiência marcada para o dia 2 de agosto, onde testemunhas ainda serão interrogadas. Já Mário César se manteve no cargo por meio de liminar. Ele ficará no posto até o julgamento do processo pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Na véspera de Natal, mulher tem porco furtado de sua propriedade rural no interior de MS
O animal foi furtado na noite da última terça-feira (24)
VÍDEO: Papai e Mamãe Noel desfilam em trenó de triciclo pela Avenida Afonso Pena
Vídeo da cena inusitada circulou pelas redes sociais, nesta quinta-feira (26)
PRF inicia a Operação Ano Novo nesta sexta-feira nas rodovias federais de MS
O encerramento está previsto para a próxima quarta-feira
Trancista é acusada de aplicar golpe em clientes de Campo Grande: ‘marcamos horário e ela sumiu’
Clientes relatam ao Jornal Midiamax que trancista estaria pedindo pagamento antecipado, mas não cumprindo com os serviços contratados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.