PMDB articula nome de Henrique Alves para presidência da Câmara

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), se reuniu com parlamentares na tarde desta quarta-feira para definir as regras do processo que escolherá o novo líder do partido e discutir as estratégias do partido para a campanha que irá decidir o novo presidente da Casa, cargo pleiteado por ele. Segundo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), se reuniu com parlamentares na tarde desta quarta-feira para definir as regras do processo que escolherá o novo líder do partido e discutir as estratégias do partido para a campanha que irá decidir o novo presidente da Casa, cargo pleiteado por ele.

Segundo o deputado, os pretendentes ao cargo de líder do PMDB terão até a próxima semana para oficializarem suas candidaturas à bancada. Até o momento, já foram declaras as candidaturas dos deputados Marcelo Castro (PI), Osmar Terra (RS), Eduardo Cunha (RJ), Danilo Forte (CE), Manoel Júnior (PB) e Sandro Mabel (GO). A eleição, que será realizada no dia 30 de janeiro do próximo ano, ocorrerá em dois turnos consecutivos.

Aos colegas de legenda, Henrique informou o resultado das primeiras negociações realizadas com outros partidos na disputa pela presidência da Casa. Pelo menos seis agremiações partidárias já declararam apoio integral ao PMDB: PT, PSC, PR, PP, PPS e PCdoB. Segundo Henrique, há reuniões agendadas com outras legendas como o PSD, PV, PRB e PTB. “A partir do próximo mês farei uma visita pessoal a cada um dos 513 gabinetes da Câmara. O atual presidente, deputado Marco Maia (PT-RS), já se dispôs a me acompanhar, no início de janeiro, a visitas também nos Estados”, afirmou.

O deputado Darcísio Perondi (RS) entregou ao líder um documento assinado por cada um dos 79 deputados peemedebistas referendando o nome de Henrique à presidência da Câmara. “Henrique é um profundo conhecedor dos caminhos desta Casa. Como líder, exerceu a difícil arte da paciência. Estamos certos de que na presidência irá melhorar o respeito entre os Poderes e toda a bancada vai te defender”, disse.

Conteúdos relacionados

Casa de Leis de Mato Grosso do Sul (Arquivo, Midiamax)
Câmara de vereadores