As equipes de transição do governo de Nelsinho Trad (PMDB) para o de (PP) fizeram nesta sexta-feira (23) a segunda reunião de trabalho. No encontro a equipe de Bernal recebeu informações estruturais, necessárias para que o novo prefeito venha a fazer, se optar, as reformas administrativas.

Durante a reunião foram repassadas todas as informações legais e orçamentárias, que incluem Plano Plurianual, com todas as estratégias que a prefeitura tem, legislação de cada área, Lei Orgânica, estatuto do servidor, regimento interno e até questões referentes ao solo urbano. No pacote entregue hoje Bernal foi informado sobre o montante e até a composição do recurso, explicando onde serão aplicados parte dos 2,7 bilhões do orçamento.

“Vamos apresentar os dados ao prefeito para que ele diga se pretende mudar a estrutura administrativa, após consulta ao jurídico. Ai ele dirá se tem ou não interesse em mudar ou mesmo pedir informações necessárias para as possíveis mudanças”, explicou o chefe da equipe de transição de Bernal, José Luciano de Mattos

Luciano detalha que Bernal está preocupado com a dengue e enchentes. Desta maneira, quer saber qual a estrutura da prefeitura para prevenção e até o número de leitos necessários para atender os pacientes. Bernal também solicitará informações sobre a comunicação da prefeitura, para garantir uma continuidade dos trabalhos, principalmente no começo da administração, quando estão previstos muitos problemas com as chuvas, IPTU e até a epidemia de dengue.

A próxima reunião será na quinta-feira (29), quando serão abordadas operações de crédito em longo prazo, onde serão discutidos projetos como o Programa de Aceleração do Crescimento. O chefe da equipe de transição de Nelsinho, Marcelo Amaral, explica que a transição é feita em três níveis: estrutural, conjuntural e sazonal. Ele esclarece que na transição há as questões técnicas e as políticas.

Segundo Marcelo, a equipe de transição trata de questões técnicas. Já a questão política, que extrapola o definido pela normativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE), incluindo dengue e problemas com a chuva, será uma discussão entre Nelsinho e Bernal.

A equipe de transição é composta por indicados de Bernal: cientista político José Luciano de Mattos Dias, engenheiro civil Fausto Matogrosso e contador e fiscal de renda, Wanderley Bem Hur; e indicados de Nelsinho: Marcelo Amaral, Aurenice Rodrigues Pinheiro Pilatti e Ivan Jorge. Também acompanharão a equipe os vereadores Thais Helena (PT), Paulo Pedra (PDT) e o vice-prefeito Edil Albuquerque (PMDB).