A afirmativa foi feita em razão de um novo vídeo que está sendo divulgado no Youtube, que mostra uma tentativa de fazer crer que Bernal tem opiniões divergentes sobre a administração de (PMDB).

O candidato a prefeito (PP) declarou que elogiou o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) há oito anos, mas que “agora é hora de melhorar”. A afirmativa foi feita em razão de um novo vídeo postado no Youtube, que mostra críticas ao prefeito agora na campanha de 2012, editado e contraposto com elogios antigos de 2004, em uma tentativa de fazer crer que Bernal tem opiniões divergentes sobre a administração do PMDB. 

“Esse vídeo é de uma entrega de material escolar, da época em que eu era vereador, há oito anos. Nunca deixei de reconhecer o mérito e sempre apoiei iniciativas que auxiliem a população, especialmente no que diz respeito à educação. Fiz inclusive diversas emendas para auxiliar o prefeito nesse assunto”, afirmou.

Nas imagens, postadas no dia 11 de outubro em nome de Fabricio Roland, aparece Bernal criticando pontos da atual administração nos debates de 2012 e, posteriormente, elogiando Nelsinho em solenidades promovidas pela prefeitura em 2004, quando ainda era vereador.

“Quando eu era vereador estava lá para trabalhar em favor da população e não como cupincha. Ajudei muito o atual prefeito e fiz muitas críticas propositivas também. Nunca ataquei a dignidade, a honra nem a família dele ou do candidato governista. Naquela época a administração se modernizava, mas hoje muito tempo se passou e precisa de melhorias”, explicou.

Para Bernal seus adversários políticos, na tentativa de encontrar defeito, só estão perdendo votos. “A população não cai mais nessa. Ele tem que parar de fazer com que seus apaniguados tomem esse tipo de iniciativa. Enquanto ele perde votos eu estou focado em conversar e descobrir os anseios da população”, ressaltou.

Questionado sobre a afirmação de que “essa administração foi lamentavelmente reconhecida como inimiga da educação”, em debate, Bernal justificou dizendo que a crítica era direcionada ao principal articulador da campanha de Giroto, o governador André Puccinelli (PMDB).

“Eu critiquei, mas quem o declarou como inimigo da educação foi o próprio professorado. O Puccinelli está tentando sustentar a campanha do Giroto e não tem jeito. Muda a embalagem, mas o produto é o mesmo, os financiadores são os mesmos, os apoiadores são os mesmos, tudo continua a mesma coisa”, se referindo a nova equipe de marketing do PMDB e emendou “está na hora de mudar e a população já enxergou isso”.

A assessoria jurídica de Bernal informou que já está tomando as providências necessárias para encontrar o IP – uma espécie de número de identidade do computador – de onde foi postado o vídeo, para punir os responsáveis pela manipulação.