Depois da filiação do prefeito de Maracaju, Celso Vargas, no PDT (Partido Democrático Trabalhista), quatro vereadores do município também aceitaram o convite e fecharam com o partido. O ato de filiação aconteceu na tarde desta terça-feira (30), no gabinete do prefeito de Maracaju, e contou com o presidente do partido, vereador Kleber Barbosa.

Integram a partir de agora a bancada do PDT os vereadores Kleber Barbosa, Laudo Sorrilha, João Marçal de Souza, João Gomes Rocha e Rudimar Lautert.

Dois dos novos pedetistas foram eleitos pelo PSDB em Maracaju. O vereador João Marçal de Souza (o Nenê da Vista Alegre) já havia informado o seu desligamento do partido. O outro vereador da bancada tucana a assinar a com o PDT é Laudo Sorrilha.

O vereador João Gomes Rocha, o único eleito pelo grupo de Celso Vargas nas eleições de 2008, também havia sinalizado seguir o prefeito no novo partido. Já Rudimar Lautert, um dos três vereadores da bancada dos Democratas, também havia exposto sua vontade em trocar de sigla. Agora, é o quinto vereador a integrar o PDT.

Com os cinco vereadores do PDT, agora formando a maioria na câmara, as outras quatro cadeiras ainda são ocupadas por vereadores do DEM (Ilsom Portela, o Catito e Gilsom Marcondes) e do PSDB (Valdenir Portela Cardoso, o Portela e o presidente da casa de leis, Oclilane Sanches do Nascimento, o Careca).

Dos quatro, já manifestaram também a vontade de ingressar em novas siglas os vereadores Catito, que possivelmente irá para o PMDB e o vereador Gilsom Marcondes, que deve deixar o DEM e se somar ao PSDB.