Enquete encerrada há pouco pelo Portal Midiamax apontou que a maioria dos internautas é contra o possível aumento do número de vereadores nas câmaras de Mato Grosso do Sul. A todo 907 pessoas votaram, sendo que 84,45% optaram pela alternativa “não”, 14,88% votaram “sim” e 0,66% escolheram “não sei”.

Ao possibilidade de ampliação das cadeiras nas câmaras de veredores voltou à tona após conclusão do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítistica) que constatou aumento populacional em várias cidades, oque permite avançar nas faixas previstas na Emenda Constitucional 58 que estabelece limite de vagas.

No caso de Campo Grande, por exemplo, o Censo 2010 constatou a existência de 766.461 habitantes. Pela Emenda 58, municípios que tenham entre 750 mil e 900 mil habitantes podem ter até 29 vereadores. Hoje, a Capital tem 21.

Nenhuma cidade é obrigada a ter o número máximo apontado na emenda. Contudo, a Câmara de Campo Grande já sofre pressão de partidos políticos pelo aumento de cadeiras. A Casa de Leis, inclusive, também está promovendo enquete sobre o assunto em seu site oficial – www.camara.ms.gov.br . Saiba mais sobre a polêmica em torno do possível aumento número de vagas de vereadores nas notícias relaciondas.