Quem transitava na tarde desta sexta-feira (12) pela Avenida Duque de Caxias se deparou com uma cena curiosa. Dois carros trafegavam lentamente, conduzindo em uma carreta acoplada um equipamento pouco conhecido.

Tratava-se de um FWD (Falling Weight Deflectometer) ou deflectômetro de impacto, equipamento utilizado para avaliação das condições estruturais do pavimento. O objetivo da atividade é um estudo destinado ao planejamento visando o da Avenida Duque de Caxias.

O equipamento trabalha com um conjunto de pesos que é solto em queda livre sobre uma plataforma com amortecedores de borracha e a carga de impacto é transferida para o pavimento por meio de uma placa de carregamento. 

Este procedimento permite avaliar toda a estrutura de um pavimento, com a análise dos materiais envolvidos na sua composição, avaliação das espessuras de cada camada e verificação das suas condições de integridade dentro do período de vida do

Segundo informado pela Prefeitura de , “o levantamento está sendo realizado na parte da Avenida Duque de Caxias, que será recapeada pelo Governo do Estado, por meio da ”.

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Agesul e questionou quanto ao prazo e trecho previsto para esta reforma, mas até o momento desta publicação não obteve retorno. O espaço segue aberto para posicionamentos.

Veja o vídeo do levantamento: