Avenida Duque de Caxias passa por estudo que antecede obra de recapeamento

Levantamento foi feito utilizando equipamento chamado deflectômetro de impacto

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Equipamentos são utilizados para avaliar condições estruturais do pavimento (Fala Povo, Midiamax)

Quem transitava na tarde desta sexta-feira (12) pela Avenida Duque de Caxias se deparou com uma cena curiosa. Dois carros trafegavam lentamente, conduzindo em uma carreta acoplada um equipamento pouco conhecido.

Tratava-se de um FWD (Falling Weight Deflectometer) ou deflectômetro de impacto, equipamento utilizado para avaliação das condições estruturais do pavimento. O objetivo da atividade é um estudo destinado ao planejamento visando o recapeamento da Avenida Duque de Caxias.

O equipamento trabalha com um conjunto de pesos que é solto em queda livre sobre uma plataforma com amortecedores de borracha e a carga de impacto é transferida para o pavimento por meio de uma placa de carregamento. 

Este procedimento permite avaliar toda a estrutura de um pavimento, com a análise dos materiais envolvidos na sua composição, avaliação das espessuras de cada camada e verificação das suas condições de integridade dentro do período de vida do projeto. 

Segundo informado pela Prefeitura de Campo Grande, “o levantamento está sendo realizado na parte da Avenida Duque de Caxias, que será recapeada pelo Governo do Estado, por meio da Agesul”.

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Agesul e questionou quanto ao prazo e trecho previsto para esta reforma, mas até o momento desta publicação não obteve retorno. O espaço segue aberto para posicionamentos.

Veja o vídeo do levantamento:

Conteúdos relacionados