Queda de ciclista em bicicleta elétrica interdita faixa na Duque de Caxias

Corpo de Bombeiros realiza atendimento em frente ao Aeroporto Internacional de Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Atendimento dos bombeiros na avenida (Fala Povo Midiamax)

A queda de uma ciclista de bicicleta elétrica mobilizou o Corpo de Bombeiros na manhã desta terça-feira (16), na Avenida Duque de Caxias, em frente ao Aeroporto Internacional de Campo Grande.

O acidente deixou uma das faixas da avenida interditada em horário de pico no trânsito, sendo esta uma das vias mais movimentadas da cidade. Com isso, o fluxo de veículos ficou lento no trecho, por volta das 7h.

Acidentes com bike elétrica

Em 2024, Campo Grande registrou acidentes com mortes envolvendo vítimas em bicicleta elétrica. Sendo assim, o BPTran (Batalhão da Polícia Militar de Trânsito) faz um alerta sobre a condução dos ciclomotores e a diferença entre o veículo e uma bicicleta elétrica.

A principal diferença dos dois veículos é a velocidade. Para se enquadrar como bicicleta elétrica, o veículo precisa atingir até 32 quilômetros por hora. Quando é capaz de ultrapassar essa velocidade, o veículo se enquadra como um ciclomotor.

Para a condução de um ciclomotor são necessárias as mesmas medidas de segurança de um motociclista comum, como licenciamento no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e emplacamento, todas estabelecidas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Caso não tenha CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria A, o condutor precisa da ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), segundo o que consta na Resolução 996 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) de 2023.