Com a iminência da volta às aulas, o terror da fila volta assombrar a mente das autoridades de trânsito por conta de motoristas irresponsáveis. Por isso, a partir desta quarta-feira (31), blitze educativas vão tentar conscientizar os pais e responsáveis por e adolescentes em idade escolar.

“Parece que os pais tiram e esquecem das regras de trânsito ao trazer os filhos na escola. O objetivo [da blitz] é lembrar os pais dessas regras”, diz explica Ivanise Rota, agente de educação da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), ao Jornal Midiamax.

A principal infração cometida é parar em fila dupla. A campanha vai percorrer escolas até o dia 22 de fevereiro e envolve a GCM (Guarda Civil Metropolitana), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e Agetran. Nesta quarta, a equipe estava no Colégio Adventista do Leblon.

trânsito
Cartilha feita para as crianças (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A ação consiste em entregar um cartilha em formato de história em quadrinhos para ensinar as crianças sobre as regras de trânsito; distribuição de panfletos para motociclistas; e adesivagem de carros de pais e responsáveis.

De acordo com ASP Gonçalves, da Polícia Militar, em 2022 foram 1.329 multas por fila dupla e no ano passado 993. O objetivo é que 2024 o número de multas seja ainda menor.

“A orientação é você ter o conhecimento da legislação e aplicar; entender que a vida do seu filho está sendo colocada em risco quando você para ou estaciona o seu veículo ao lado de outro veiculo estacionado próximo a calçada da via”, diz o PM.

Dona de casa e mãe de duas crianças pequenas diz que já cometeu a infração de parar em fila dupla. “Às vezes eu tenho que fazer para preservar a integridade das crianças. Eu preciso parar para descer eles”, conta à reportagem.