Com o objetivo de reduzir os sinistros de trânsito nas vias de Campo Grande, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) realizou na tarde de segunda-feira (28) uma ação de conscientização sobre segurança no trânsito. A iniciativa aconteceu na Avenida dos Cafezais, na altura do bairro Jardim Centro-Oeste.

O diretor de trânsito da Agetran, Ciro Ferreira, explicou que além de promover a segurança dos condutores, a ação busca reforçar a sinalização e realizar fiscalizações.

“Nossa intenção é atuar nos pontos críticos de trânsito, onde há um fluxo grande de condutores. E não só com a fiscalização, mas com orientação, educação e também a parte de sinalização, tanto semafórica quanto vertical e horizontal, para que a gente possa realmente contribuir com o trânsito mais seguro e reduzir o número de sinistros de trânsito”, disse Ferreira.

Ciro Ferreira, diretor de trânsito da Agetran. (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Além da Avenida dos Cafezais, estão previstas ações em todos as áreas de Campo Grande, em pontos de grande ocorrência de acidentes. Ao Jornal Midiamax, o órgão informou que a princípio, a iniciativa deve ocorrer a cada 15 dias. “Teremos conscientização no Nova Lima, Coophavila, Aero Rancho, entre outros pontos da Capital”, explica o diretor.

“O que nós queremos é reduzir o número de sinistros, principalmente nós temos uma quantidade considerável de sinistros como motociclistas. Nesse sentido, nós queremos atingir todos os públicos, principalmente esse público que tem se acidentado mais, que tem se vitimado mais”, complementou Ferreira.

Iniciativa também distribuiu panfletos aos condutores na Avenida dos Cafezais. (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Maio Amarelo

Com objetivo de promover a Paz no Trânsito de Campo Grande, a PRF/MS (Polícia Rodoviária de Mato Grosso do Sul) em parceria com a CCR MSVia também promovem a campanha ‘Maio Amarelo’. Em 2024, o tema busca trazer a reflexão para as atitudes individuais dos condutores que geram violência e acidentes.

Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a campanha busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes no trânsito. A gerente de Educação de Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta, destaca que o tema representa um problema latente na sociedade e precisa ser debatido tanto na esfera pública quanto na privada.

“Neste ano trazemos o movimento de paz no trânsito. Quanto mais conflito gerado, maiores serão as consequências, precisamos pensar que gentileza no trânsito gera gentileza”.

(Ana Laura Menegat, Midiamax)