O BPMTran (Batalhão de Polícia de Trânsito) agora conta com o reforço de um drone na fiscalização das ruas de Campo Grande. De acordo com o tenente-coronel Carlos Augusto Regalo, comandante do batalhão, desde que o aparelho começou a operar, no início desta segunda-feira (8), estão sendo aplicadas, em média, 10 notificações por hora. Ao todo, foram 187 AITs (autos de infração de trânsito) aplicados hoje.

“Nós fazemos balanços semanais, mas por amostragem é possível afirmar que são feitas em média 10 notificações por hora. Isso porque o drone não opera de forma contínua, ele precisa ter a bateria trocada”, explica Regalo.

Ao todo, 187 AITs (autos de infração de trânsito) foram aplicadas nesta segunda-feira: 85 por avançar o sinal vermelho, 62 por não uso do cinto de segurança e 40 por utilizar aparelho celular enquanto dirige.

O equipamento vai atuar de maneira permanente e fará parte rotina de trabalho do batalhão. Por enquanto, apenas um drone é utilizado, mas, segundo Regalo, já há processo de aquisição de mais aparelhos.

A aquisição é feita pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) mediante pedido do BPMTran.

Entre os dias 1º e 7 de abril, o BPMTran realizou ações educativas quanto ao uso do aparelho. Agora, as notificações viram multas. O maior número de infrações flagradas neste período são de avanço de sinal vermelho e uso de celular no volante.