Anda de ciclomotor? Condutores devem regular CNH e licenciamento a partir deste mês
Conatran aprovou nova resolução para segurança classificando ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A partir deste mês de novembro, os condutores de ciclomotores devem regular o registro e licenciamento do veículo para circular em Campo Grande e outras cidades brasileiras. A nova regra do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece critérios para segurança nas vias e ciclovias.
Com publicado em junho deste ano, diante do aumento significativo da circulação destes veículos, principalmente fora da ciclovia, a União determinou novas diretrizes e ações do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito).
Segundo o regulamento em vigor, os ciclomotores, com velocidade entre 32 e 50 quilômetros por hora e movidos por aceleradores, terão, obrigatoriamente, de trafegar na rua e emitir placa, licenciamento e condutores terão de ter habilitação específica para o uso, neste caso, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria A ou AAC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).
A resolução do Contran prevê um prazo: entre 1° de novembro de 2023 e 31 de dezembro de 2025 seus proprietários podem apresentar os documentos para obter registro e licenciamento. As fiscalizações ficarão sob responsabilidade dos órgãos de fiscalização que atuam na área, por exemplo, em Campo Grande, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
Não é necessário CNH
A resolução indica que para pilotar um ciclomotor, é preciso habilitação categoria A, para motocicletas, ou uma autorização ACC, específica para este tipo de veículo. Já condutores de bicicletas normais e elétricas, skates e patinetes não necessitam de qualquer tipo de documentação. E, como previsto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), podem usar as ciclovias ou ciclofaixas nas cidades.
Como tirar a CNH ou ACC?
Os critérios para tirar ambas categorias da carteira são os mesmos, o condutor deve:
- Ser maior de 18 anos;
- Ter documento de identidade;
- Possuir CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Ter comprovante de residência
Com os documentos, o interessado deve iniciar o processo de retirada do documento para conduzir o veículo no Detran ou no Centro de Formação de Condutores. O aluno passará pelos mesmos processos de quem está tirando CNH para carro ou moto: exame psicotécnico e médico, curso teórico, prova de legislação, curso de prática veicular e o exame final de direção.
O candidato tem um ano para concluir e obter o registro, caso não consiga e extrapole os 12 meses, o processo deve ser reiniciado.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
Últimas Notícias
Defesa Civil e Inmet emitem alerta para chuvas intensas em cidades de Mato Grosso do Sul
Avisos seguem até as 11 horas de sexta-feira (22)
Putin diz ter testado míssil de médio alcance na Ucrânia e ameaça usá-lo contra países
O dirigente afirmou que a ofensiva veio em resposta aos ataques ucranianos com mísseis dos Estados Unidos e do Reino Unido no início da semana
Homem é preso após furtar mais de 200 litros de combustível de caminhão na MS-040
Contudo, o autuado passou por audiência de custódia nesta quinta-feira (21) onde teve a liberdade provisória decretada
Usuários contestam avaliação da Agetran sobre qualidade do transporte público em Campo Grande
Relatório afirma que serviço recebeu nota máxima em 6 dos 11 índices avaliados, enquanto os demais ficaram entre ótimo e bom
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.