Acidentes, congestionamento e pedestres se arriscando: o que deve mudar com a retirada da rotatória da Três Barras

Licitação foi aberta pela Prefeitura de Campo Grande na semana passada

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Trânsito na rotatória da Três Barras
Trânsito na rotatória da Três Barras.

Os moradores de Campo Grande devem se despedir, em breve, da rotatória da Três Barras, que liga as avenidas Três Barras, José Nogueira Vieira e Marquês de Lavradio, na região do Tiradentes. O trânsito no local é alvo de muitas reclamações de condutores, moradores e comerciantes da região e, assim como ocorreu com as rotatórias da Gury Marques e da Joaquim Murtinho, o local passará por obras de reordenamento e instalação de semáforos. Com a obra, a Prefeitura de Campo Grande promete eliminar o congestionamento na avenida Três Barras. 

A avenida Três Barras é uma das principais ligações com a região sul de Campo Grande e corta a região do Tiradentes, que engloba diversos bairros menores e é uma das mais populosas da Capital. Além de residências, a região possui comércios e foi uma das que mais cresceu nos últimos anos, com a instalação de residenciais e loteamentos, que vão desde casas populares a imóveis de luxo em condomínios fechados. Em breve, uma rede atacadista também se instalará nas proximidades da rotatória e o fluxo de veículos deve aumentar ainda mais.

O Jornal Midiamax esteve no local na manhã desta segunda-feira (20), pouco antes das 7 horas, e mesmo que não estivesse com longo congestionamento em nenhum dos sentidos, passar pela rotatória é sempre um momento de tensão, especialmente para motociclistas e ciclistas. 

Muito lembrada pela promessa de pôr fim ao congestionamento no local, a obra também deve evitar acidentes. Enquanto as imagens eram feitas, é possível ver os motociclistas ‘destemidos’ entrando na frente dos carros. Ciclistas se arriscando e sendo fechados por motocicletas e carros, e a dificuldade para os pedestres que tentaram atravessar por ali. Foram quase dois minutos de espera para atravessar com a ‘corridinha’ para conseguir passar. 

No posto de combustíveis, localizado bem na rotatória, os frentistas são testemunhas oculares dos acidentes que acontecem. A expectativa deles é que o trânsito melhore e acidentes sejam evitados. 

“Sempre tem acidente. Tem muita gente que não respeita a preferência e causa acidentes. Os clientes, às vezes, têm dificuldade para entrar aqui e perguntam qual é o melhor jeito de entrar aqui”, diz um dos frentistas, que já viu acidentes no local. 

Entre os condutores, o fluxo é motivo de reclamação e para os motociclistas, alvo de preocupação ainda maior. “Aqui tem muito fluxo. [O reordenamento] pode ser que melhore, pode ser que não. É perigoso para os motociclistas e talvez melhore o trânsito”, comenta uma motociclista que passava pelo local.

Os principais picos de movimento na avenida Três Barras são por volta das 6h30, 11h e 18h. Quem precisa passar pelo local nesses momentos já sabe que precisará de paciência e atenção. Muita gente decide sair mais cedo de casa, pois caso contrário, é atraso na certa. 

Licitação para obra na rotatória da Três Barras

A licitação para contratar as obras de reordenamento da rotatória da Três Barras foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), no dia 26 de maio. A intervenção será feita em parceria com o Governo do Estado, tendo investimento previsto de R$ 1.865.486,33. As empresas participantes que quiserem participar da licitação terão até o dia 4 de julho às 9 horas para apresentar as propostas.

Segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), todos os dias, passam aproximadamente 30 mil veículos pelo local, que é um dos principais acessos aos bairros Tiradentes, Parque Dallas, Rita Vieira e Vilas Boas. 

A obra foi anunciada no ano passado e, desde então, é esperada por quem passa no local e pelos comerciantes

Como ficará a rotatória da Três Barras? 

A obra de reordenamento prevê a retirada da rotatória, instalação de dois conjuntos semafóricos, com 20 porta-focos, e adoção da mão única em uma quadra da rua Domingos Jorge Velho. Com a remoção da rotatória e construção de canteiros onde serão instalados os  semáforos, acaba o estreitamento da Avenida Três Barras neste trecho que passa a ter duas pistas de rolamento. 

Serão investidos R$ 977.768,16 nas intervenções, que incluem a pavimentação de um trecho de 200 metros das ruas Manoel da Nóbrega (paralela à Três Barras) e de 70 metros da Miguel Sutil (transversal à Três Barras). De acordo com a prefeitura de Campo Grande, a expectativa é que com a mudança o tráfego tenha maior fluidez e seja reduzido o tempo do deslocamento. 

Reordenamento da Três Barras (Foto: Marcos Ermínio | Jornal Midiamax)

O condutor que segue do bairro para o Centro conseguirá seguir em frente pela Três Barras ou entrar na José Nogueira Vieira, com tráfego regulado por semáforo. Atualmente, para fazer o trajeto em direção ao Centro, o condutor precisa entrar na José Nogueira, passar pela rua Final, entrar na Marquês de Lavradio, para então voltar à Três Barras, depois da rotatória.

Já para quem vem do bairro Vilas Boas pela Rua Domingo Jorge Velho, terá mudanças, pois a última rua passará a ser mão única (descendo) na última quadra. O condutor não conseguirá entrar na avenida Três Barras. Terá de entrar à direita na Manoel da Nóbrega e depois à esquerda na Miguel Sutil, que também será mão única, em direção à Três Barras, onde também haverá semáforo.

Trânsito na rotatória da Três Barras
Congestionamento deve diminuir no local. (Foto: Nathalia Alcântara | Jornal Midiamax)

4º reordenamento em cinco anos 

Será que os campo-grandenses já se acostumaram com as mudanças em rotatórias? A intervenção na Três Barras é a quarta nos últimos cinco anos. Para quem esqueceu, já passaram por mudanças: a rotatória da Nelly Martins com Mato Grosso (Via Parque); Gury Marques /Interlagos (Coca-Cola) e Joaquim Murtinho/Ceará (Hércules Maymone). As obras de reordenamento foram a solução encontrada para os locais onde havia rotatórias e o tráfego aumentou nos últimos anos, passando a ter congestionamentos. 

Em média, circulam diariamente nestas rotatórias mais de 110 mil veículos. Já estão em andamento as intervenções no trevo Imbirussu, nas avenidas Bandeirantes, Marechal Deodoro e Manoel da Costa Lima. Está no planejamento da Prefeitura o reordenamento do trânsito nas rotatórias das avenidas Tamandaré com Euler de Azevedo. Também será semaforizada a rotatória das ruas Rui Barbosa, 14 de Julho e Avenida Rachid Neder.

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