Os semáforos da rotatória da Coca-Cola, no entroncamento das avenidas Gury Marques e Interlagos, já estão funcionando e, nesta segunda-feira (13), não foi registrado congestionamento no período da manhã.
Porém, assim como aconteceu com a reordenação semafórica da rotatória da avenida Nelly Martins (mais conhecida por Via Parque), a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) deve permanecer no local por até um mês, realizando o trabalho de educação no trânsito.
De acordo com o titular da Agetran, Janine de Lima Bruno, apesar de não ter congestionamento no local, os condutores instem em concentrar o tráfego na faixa da esquerda e na centra, mesmo quem vai seguir reto – em direção à rodoviária. O secretário inclusive faz um apelo para que os condutores usem todas as faixas.
“O problema, assim como ocorreu na rotatória da Via Parque, é que as pessoas demoram um tempo para acostumar. Aqui, quem não vai fazer a rotatória pode ficar na faixa da direita, mas, muitos permanecem na da esquerda”, diz o secretário.
Entre as diferenças da rotatória da Coca-Cola para a da Via Parque, é que o tempo semafórico é maior por conta dos veículos pesados que passam pelo local. Segundo Janine, a rotatória pode ser programada em até oito tempos semafóricos, de acordo com o período do dia e do pico de trânsito. O tempo de espera no sinal vermelho deve ser maior, pois caminhões e ônibus possuem um tempo maior para o arranque.
Para os pedestres, a situação melhorou com a instalação de semáforos com a indicação do tempo, faixas e iluminação.
A Agetran classificou o movimento do fim de semana como tranquilo, embora alguns motoristas tenham reclamado de congestionamento. Foi registrado um acidente e caminhão com problema mecânico no local.
Investimento
A semaforização da rotatória da Coca-Cola, de acordo com os técnicos da Agetran, é uma alternativa mais viável financeiramente, com investimento de pouco mais de R$ 1,1 milhão, se comparada à construção de um viaduto, orçado em mais de R$ 40 milhões, que demoraria pelo menos dois anos para ficar pronto.
Além da instalação de um conjunto semafórico, a Prefeitura recapeou 100 metros de cada uma das seis alças de acesso e o contorno da rotatória. Foram usadas 700 toneladas de massa asfáltica aplicadas em 1,2 quilômetros de pista. A recuperação do pavimento foi feita com equipamentos e pessoal da própria Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.